Sabão caseiro: 8 receitas fáceis de fazer

Economizar é o estilo de vida do momento afinal, de contas com a pandemia as coisas não ficaram fácil pra ninguém então, se você está buscando maneiras de economizar dinheiro em casa uma boa ideia é você mesmo fabricar seu sabão caseiro que além, de ser bom e mais econômico do que os industrializados ele é um produto biodegradável, ou seja ele é feito á partir de ingredientes orgânicos que se decompõem de maneira natural no meio ambiente.

Outro ponto bastante positivo de você mesma confeccionar seus produtos de limpeza é que você poderá produzi-los com o aroma que você mais gosta além, do sabão caseiro tradicional feito com sobras de óleo de cozinha você poderá fazer também com óleo de coco, álcool, vinagre, limão enfim, existem mil e uma possibilidades de se fazer sabão caseiro. Abaixo listamos algumas opções bem baratinhas e eficazes tanto na remoção de gordura de louças quanto no branqueamento das roupas escolha a opção que mais se encaixa na sua necessidade, siga o passo-a-passo direitinho sem pular nada que não tem erro nunca mais você irá gastar dinheiro com sabão de barra, líquido ou em pó.

1- Sabão caseiro sem soda:

Este é um sabão econômico e o melhor de tudo você poderá usa-lo tanto para lavar louças quanto para lavar suas roupas pois, ele não é feito com ingredientes que estragam ou mancham tecido. Não precisa de luvas, óculos ou qualquer outro tipo de proteção pois, não leva nenhum produto tóxico como a soda.

Ingredientes:

  • 2 pedras de sabão ype (já testei com outras marcas e ficou muito mole o sabão)
  • 2 colheres de sal
  • 1 saquinho de suco sabor de sua preferência
  • 2 caixinhas de leite lavadas

Como fazer:

Coloque dois litros de água para ferver, assim que tiver fervendo tire do fogo e vá colocando aos poucos o sabão ypé ralado e vá mexendo até dissolver todo o sabão, se for necessário leve novamente ao fogo para dissolver mais rápido.

Assim, que o sabão tiver dissolvido acrescente as duas colheres de sal e mexa, despeje o saquinho de suco será o suco que dará aroma ao sabão. Despeje a misturinha ainda morna dentro da caixinha de leite (limpa) deixe descansar por 8 horas para que ele endureça e fique firminho. Corte a caixinha com uma tesoura e tire o sabão cuidadosamente, corte os pedaços no tamanho que você desejar e deixe secar, duas barras de sabão renderá umas 10 barras.

2- Sabão de vinagre com álcool 

Este é um sabão feito de vinagre com álcool, ele pode ser usado não só para lavar louças mas, também é um ótimo removedor de manchas para roupas além, de manter as roupas macias e com as cores mais vivas. Se você deseja dar brilho as suas panelas e fogão este sabão é perfeito pois, ele deixará seus alumínios brilhando sem muito esforço, outro ponto positivo que eu achei desse sabão é que ele não derrete facilmente o que torna sua durabilidade maior.

ingredientes:

  • 2 barras de sabão ypê glicerinado
  • 500 gramas de açúcar
  • 400 ml de água
  • 100 ml de vinagre de álcool
  • 400 ml de álcool 96

Como fazer:

Rale as barras de sabão coloque os em uma panela, depois acrescente os demais ingredientes açúcar, água e o vinagre. Coloque no fogo e vá mexendo até dissolver por completo após, dissolver por completamente desligue o fogo e deixe a espuma abaixar e amornar um pouco. Assim, que tiver morno acrescente as 400 ml de álcool 96, mexa e despeje na forma deixe secar por umas 16 horas caso, queira acelerar este processo coloque na geladeira que em 4 horas o sabão já está no ponto de corte.

3- Sabão caseiro de limão

Além, do aroma incrível outra coisa que chama atenção é o visual lindo que ele fica! Fácil de fazer e super econômico da para você fazer este sabão com ingredientes que você já tem em casa.

ingredientes:

25 ml de Limão
2 barras de sabão ypê
400 gramas de açúcar
400 ml de água
400 ml de álcool 96
corante na cor que você desejar

Como fazer:

Em uma panela coloque o sabão já ralado, o açúcar, limão e a água ferva em banho maria até dissolver completamente vá mexendo para acelerar o processo. Assim, que o sabão tiver dissolvido desligue o fogo e pingue o corante mexa até obter a tonalidade que você deseja depois, com o fogo desligado despeje todo o álcool você notará que seu sabão ficará mais ralo mais é assim mesmo, mexa para que todo os ingredientes estejam completamente misturados despeje em algumas vasilhas deixe esfriar por umas 6 horas e pronto é só desenformar para poder usar.

4- Sabão líquido caseiro tipo OMO

Não muito diferente do sabão caseiro em barra o sabão em líquido é bem simples de fazer e o melhor de tudo ele é feito com ingredientes baratinhos, eu como dona de casa tenho minhas preferências e uma delas é usar o sabão líquido para lavar minhas roupas porque eu notei que o sabão em pó deixa minhas roupas escuras com manchas brancas, já usando o sabão líquido isso não acontece. Quer garantir que suas roupas fiquem limpinhas, macias e cheirosas experimente está opção caseira ele rende 5 litros tenho certeza que você vai adorar!

Obs: Para deixa-lo ainda mais potente você pode estar acrescentando meio copo de vanish em pó.

Ingredientes:

  • 2 litros e meio de água fria
  • 1 litro de água quente
  • 3 detergentes, azul ou transparente
  • 300 gramas de sabão em pó (pode ser da marca mais barata)
  • 150 ml de amaciante.

Modo de preparo:

Em uma bacia dissolva o sabão em pó em 1 litro de água quente depois, em outro balde misture os três detergentes azul em 2 litros e meio de água fria mexa depois, é só juntar as duas misturas. Por fim adicione o amaciante será ele que dará aquela perfumada e engrossará ainda mais seu sabão, guarda em algumas garrafas.

5- Sabão em pó caseiro

Que tal um sabão em pó mega potente? Essa receitinha que dividiremos hoje é bem fácil de fazer e fica bem mais em conta do que as marcas encontradas no mercado, ele pode ser usado para lavar roupa, lavar banheiro enfim, para qualquer tipo de limpeza da sua casa.

Ingredientes:

  • 2 barras de sabão (azul)
  • 4 colheres de sabão em pó

Modo de preparo:

Comece cortando as barras de sabão em pedaços pequenos, bata aos poucos no liquidificador caso, seu liquidificador for pequeno bata um sabão e depois, o outro. Para finalizar misture as 4 colheres de sabão em pó da marca que você tiver em casa, deixe em uma vasilha destampada para dar uma secada e está pronto para usar.

6- Sabão de abacate

Está com um montão de abacate quase perdendo em casa, que tal unir o útil ao agradável e fazer sabão com eles? Sim isso é possível, e é bem mais fácil do que você imagina. Veja como fazer…

Ingredientes:

  • 5 kg de polpa de abacate
  •  1/2 kg de sebo derretido ou banha
  • 400 g de soda cáustica
  • 150 g de breu (vende em casas de produtos químicos)
  • Colher de pau
  • Balde
  • Moldes para despejar o sabão

Modo de preparo:

Tire a polpa do abacate para esta receita vamos utilizar 5 kg da fruta, macete e coloque em um balde junto com a soda, o sebo e o breu, mexa durante uma hora com a colher de pau mas, tenha cuidado para não deixar pingar em seus olhos e boca pois, a soda pode queimar sua pele se você tiver um óculos e luvas de proteção é o ideal.

Depois, de mexer bastante coloque em um recipiente para moldar o sabão deixe reservado por 24 horas ou até que ele esteja bem durinho. Corte as barras no tamanho que você desejar e prontinho!

7- Sabão de Erva Doce e Limão

Esse é um sabão que pode ser usando tanto na limpeza da casa quanto na higienização corporal uma vez, que ele não leva óleo de cozinha e nem soda cáustica ele é feito com ingredientes naturais por isso, não faz nenhum mal a saúde ou a sua pele.

Ingredientes:

  • 50g de erva doce
  • 1 litro de água
  • 1 sabão de coco ou caseiro
  • 1 colher de sal
  • 1 casca de limão

Modo de preparo:

Bata no liquidificador o limão e o sal em um pouco de água, coe em uma pano e reserve. Rale o sabão despeje-o na água e mexa para dissolver depois, ferva junto com a erva doce assim, que o sabão tiver completamente derretido espere esfriar e acrescente o suco da casca de limão e mexa e despeje nos moldes deixe descansar uns 3 dias ou até endurecer. Assim, que tiver firme desinforme para usar.

8- Sabão com óleo de cozinha

Sabe aquele óleo que sobra quando você faz uma batata frita ou qualquer outro tipo de fritura então, geralmente seu único fim é o ralo da pia o que pode entupir sua pia ou mesmo causar danos ao meio ambiente. Uma boa alternativa para reaproveita-lo é usando na fabricação de sabão caseiro que é bastante útil no dia-a-dia.

Ingredientes:

  • 5 litros de óleo de cozinha usado (Lembre-se de coar)
  • 1 kg de soda cáustica
  • 5 litros de água
  • Balde com material grosso e resistente
  • Colher de pau grande ou pedaço de pau para mexer

Modo de preparo:

Em um balde coloque a soda cáustica e aos poucos vá acrescentando a água quente depois, mexa cuidadosamente até que a soda se dissolva completamente agora é chegada a hora de adicionar o óleo já coado despeje aos poucos sempre mexendo na mesma direção para que o sabão não coalhe.

Mexa até que a consistência fique pastosa ao atingir este ponto é só despejar nos moldes e deixa-lo secar por 24 horas e desinformar com cuidado para não quebrar as barrinhas.