Dicas

Rachadura no Calcanhar: Como Tirar com Remédio Caseiro

A rachadura no calcanhar pode ser um problema um tanto dolorido, se você ou alguém de sua família sofre desse problema com os pés, veja agora como evitar que elas surjam e como acabar de vez com as rachaduras com alguns remédios caseiros.

Os pés são uma parte do corpo que nem sempre recebem a devida atenção principalmente por parte dos homens, mas veja bem, eles tem uma função muito importante, a de nos levar a qualquer lugar que precisarmos e também ajuda no equilíbrio, portanto com uma falta de cuidado mais devida com os pés, podem deixá-los propícios a  terem rachaduras no calcanhar, a princípio podem não haver maiores sintomas, mas a medida que o prolema se agrava e a pele vai ficando cada vez mais áspera e ressecada, pode ocorrer muita dor, calosidades, fissuras no calcanhar e até sangramento no local.

rachadura no calcanhar

Como surge a rachadura no Calcanhar

São diversos os fatores que podem contribuir para que os pés tenham rachadura no calcanhar, então para evitar que esse problema aconteça, parar de fazer as seguintes coisas é apenas o primeiro passo para nunca mais sofrer desse mal:

  • Herança genética – Se seu pai ou mãe já sofreram com esse problema, então são boas as chances de que isso aconteça com os filhos.
  • Falta de manutenção e cuidado – Esse ainda é o mair causador das rachaduras, as pessoas quase nunca se lembram dos pés, é como se eles não fossem parte do corpo, porém assim como qualquer outra parte do corpo ele também necessita de cuidados especias, como esfoliação e uso de cremes hidratantes próprios para os pés.
  • Calçados que não cobre todo o pé – Nessa lista estão incluídos o chinelo, sandálias e até o próprio ato de andar descalço, dessa forma todo o peso do corpo vai para a região do calcanhar, o que acaba ficando sobrecarregado com tanto peso.
  • Obesidade – Outro motivo para para causar a rachadura nos pés é a obesidade pelo fato de gerar mair pressão nos pés por causa do sobrepeso.
  • Diabetes – Também conhecido como pé diabético, como a diabetes é uma doença que dificulta a cicatrização, a recuperação nesses casos pode ser um pouco mais demorada.
  • Micose – Para tratar a rachadura nesses casos também é preciso resolver o problema da micose, procure um dermatologista para mais detalhes.
  • Mudança de clima – Épocas do ano em que a umidade do ar fica muito baixa, como no inverno rigoroso ou no verão seco demais, as chances de uma rachadura acontecer são maiores, nessas épocas é recomendável ter cuidados dobrados com seus pés hidratando da forma correta para evitar maiores dores de cabeça.
  • Maus hábitos alimentares  – Em todo lugar se houve que é recomendável ingerir no mínimo 2 litros de água por dia, não é por menos, já que nosso corpo tem 80% de água, a falta dela no organismo poderá deixar a pele mais ressecada deixando propensa a rachaduras.

rachadura no calcanhar

Como acabar com rachaduras no calcanhar de vez

Assim que notar os primeiros sintomas já é necessário tomar providências para que o problema não se agrave, você não vai querer ver o que acontece quando as rachaduras se tornarem fissuras maires e mais doloridas que podem chegar a sangrar, quanto mais agravado o problema mais difícil será a recuperação.

Pessoas com pés naturalmente ressecados devem ter um cuidado especial, existe no mercado hoje em dia diversos cremes com ácido salicílico, ureia e ácido lático, que resolverão o problema bem rápido.

Outras boas práticas que pessoas com pés naturalmente ressecados devem tomar é evitar andar com calçados abertos, quanto mais andar com calçados cobertos menores serão as chances dos pés sofrerem com a ação do clima, que os tornarão propícios a ter rachaduras. Caso haja a necessidade de sair com calçados descobertos em qualquer lugar, especialmente em locais onde existe baixa umidade, é ideal utilizar hidratantes para impedir que surja a temida rachadura.

Remédio caseiro para rachadura no calcanhar

Ingredientes

  • 4 Colheres de sopa de banha
  • 4 colheres de creme hidratante
  • 1 colher e meia de sopa de bicarbonato de sódio

Como fazer

Aqui não tem segredo, basta misturar todos os ingredientes até que se forme uma pasta homogênea, após isso basta passar em seus pés após tomar banho, ou antes de dormir.

Essa mistura pode ser guardada por até 1 mês, para encontrar a banha dirija-se até um açougue.

Esfoliante para rachadura nos pés

Esse tratamento indicado aqui poderá ser feito até 3 vezes por semana, e continue até que tenha sido eliminado todas as rachaduras, o processo deve ser feito da seguinte maneira:

Pegue uma bacia grande o suficiente para caber os dois pés, adicione água morna, bicarbonato de sódio para matar as bactérias, sal e pedra hume, misture tudo e coloque os pés na água morna e deixe por aproximadamente 15 minutos, dessa forma a pele do calcanhar irá amolecer.

Após os 15 minutos, pegue uma toalha seque os pés e com uma pedra pomes esfolie de forma bem suave seu calcanhar, evite fazer muita força, pois poderá agravar o problema.

Caso queira após passar a pedra pomes poderá fazer uma esfoliação feita com óleo(de qualquer tipo) e açúcar, após isso lave e seque os pés e aplique um creme hidratante para deixar seu calcanhar super saudável.

Mantenha os devidos cuidados com seus calcanhares, de mais atenção a seus pés, agindo dessa forma a ocorrência de calcanhares rachados será muito menor.

Bom pessoal estamos terminando essa matéria por aqui, espero que ela tenha sido esclarecedora, caso tenham mais dúvidas a respeito ou mesmo sugestões, não se esqueça de adicioná-las nos comentários.

Deixe um comentário