Sem categoria

Quaresma 2019 – O que é, quando começa e quando termina?

O termo quaresma é originário do latim (quadragesima dies) e representa quarenta dias, para os cristãos a data de quaresma mais popular é a que representa os 40 dias e 40 noites que jesus passou no deserto, essa data é repleta de superstições, também é uma data em que as pessoas costumam fazer jejum. Confira quando começa e quando termina a quaresma.

Além de representar os 40 dias de Jesus no deserto, o  termo quaresma também representa os 40 dias que Noé ficou na arca, 40 dias que Moisés ficou no monte Sinai, e os 40 anos que o povo Judeu viajou do Egito para a terra prometida.

quando começa e quando termina a quaresma

Quaresma 2019. De: quarta-feira , 06 de março Até: quinta feita , 18 de abril

Quando começa a quaresma 2019

Na igreja católica, a quaresma incia-se assim que termina o carnaval, ou seja na quarta feita de cinzas dia 06 março de 2019, nessa data inicia-se também os jejuns e penitências.

Geralmente no jejum dos quarenta dias que Jesus passou no deserto algumas pessoas se negam a comer qualquer alimento que tenha origem da vida como a carne. já outros se abstêm de frutos de casca dura e ovos, e o alimento mais popular nessa época são os peixes.

Quando termina a quaresma 2019

Há informações na internet que dizem que a quaresma termina no domingo de ramos, já outras dizem que termina na quinta feira da semana santa, mas afinal qual é a data que a quaresma termina?

Após algumas pesquisas rápidas na rede podemos concluir que a data de término da quaresma é quinta feira 18 de abril de 2019, decorrendo assim os 40 dias da quaresma.

Na época de quaresma é comum as igrejas católicas removerem ou taparem as imagens de santos, simbolizando luto e penitência.

E ai pessoal, nosso artigo conseguiu esclarecer suas dúvidas sobre quando começa e quando começa e quando termina a quaresma 2019? caso tenham mais alguma dúvida, podem deixar suas questôes nos comentários abaixo que responderemos o mais breve possível.

Não se esqueçam de curtir e compartilhar com seus amigos.

20 Comentários

  • Onde vocês conseguiram calcular 40 dias contando a partir do dia 14/02/2018 (quarta feira de cinzas) até 29/03/2018 (quinta feira da semana santa), 15 dias em fevereiro, mais 29 dias em março dá 44 dias ou será que desaprendi a contar datas?

  • Na verdade para a igreja o domingo não conta,pois segundo suas doutrinas é proibido fazer penitencia aos domingos. Então a Quaresma começou dia 14/02 e vai até dia 30/03 (sexta-feria da Paixão).

  • Como referência temos a carta apostólica de Paulo VI, quando aprovou as normas universais do ano Litúrgico e o novo calendário geral romano:
    – “O tempo da quaresma vai de quarta feira de cinzas até a missa da Ceia do Senhor, exclusive” (N.28).
    Ou seja, esta missa verpertina já não faz parte da quaresma, mas do Triduo Pascal.
    De fato, a quaresma termina na quinta feira santa, pois exclui se os domingos que não são considerados como dias de penitência.

  • Podemos voltar a comer hoje ? Deixamos de comer doces e outras coisas que gostamos muito . Só podemos voltar a comer , amanhã ou hoje ? Obrigado

  • Fui na missa hoje, o Padre falou que a partir de hoje, domingo de ramos, estamos na semana santa, portanto a quaresma já terminou.

  • Gostaria de entender por que não pode fazer penitência no domingo? Quer então se fiz um propósito de não beber, nos domingos estaria liberado? Fiquei confusa em relação a isso. Alguém pode me esclarecer?

  • Anônio de Paula quase tirou dez em sua resposta, ou seja, realmente a igreja católica não conta os domingos, pois nesses dias não se faz penitência, porém A Quaresma é um Tempo Litúrgico que está dentro do grande Ciclo Pascal. Inicia-se com a Quarta-Feira de Cinzas e se prolonga até a Quinta-Feira Santa, na Missa da Santa Ceia, resumindo a quaresma termina na Quinta-feira e não sexta feira.

  • A Quaresma começa na quarta-feira de cinzas e termina exatamente quando começa a missa do Lavapés, na quinta feira da semana santa.

    Trata-se de uma informação que poucas pessoas conhecem, inclusive Católicos, e entendo muito oportuno esclarecer.

Deixe um comentário