Dicas

Quando é o dia dos namorados no Brasil vs. Estados Unidos (EUA)

publicidade:

É só chegar próximo do mês de junho que as pessoas começam a pesquisar quando é o dia dos namorados no Brasil para não deixar passar essa data em branco e assim evitar namorados (as) irritados.

O que muita gente não sabe é que esse dia é comemorado em uma data diferente aqui no Brasil quando comparado com o resto do mundo (principalmente países do norte).

publicidade:

Quando é o dia dos namorados no Brasil vs. Estados Unidos (EUA)

O dia dos namorados no Brasil é comemorado no dia 12 de junho e já nos Estados Unidos essa data é comemorada no dia 14 de fevereiro, e lá é conhecido como dia de São Valentim.

Quando é o dia dos namorados no brasil e nos estados unidos

Diferença entre o dia dos namorados no Brasil e nos EUA

Através dos anos, fomos persuadidos a acreditar que o dia dos namorados no Brasil foi fixado na data de 12 de junho por ser o dia anterior ao dia de Santo Antônio (o santo casamenteiro) mas a realidade é bem diferente e esse dia não passa de uma jogada de marketing.

Tudo começou em 1946 no estado de São Paulo quando João Dória, publicitário, foi contratado pela grande loja Exposição Clipper afim de melhorar as vendas no mês de junho que ficava muito fraca por ser o mês seguinte ao mês das mães e das noivas.

publicidade:

Junho por ser uma mês onde as vendas ficavam quase que paradas, Dória decidiu unir o útil ao agradável, e instituiu em São Paulo o dia 12 de junho como dia dos namorados, por ser dia anterior ao dia de Santo Antônio.

Com a data estabelecida, Dória utilizou de sua habilidades para fazer as propagandas e assim persuadiu os paulistanos a trocarem presentes nessa data.

Os slogans “Não é só com beijos que se prova o amor!” e “Não se esqueçam: amor com amor se paga” fez tanto sucesso que a cada ano que passava, mais e mais estados aderiram a data, até que depois de um tempo a comemoração passou a ser comemorada nacionalmente.

Dia de São Valentim nos Estados Unidos

Já nos Estados Unidos o dia de São Valentim foi marcado há muito tempo atrás mais precisamente no ano de 14 de fevereiro de 496 pelo papa Gelásio.

Tudo começou quando o imperador Claudio 2 proibiu casamentos por acreditar que soldados casados eram mais fracos por terem com quem se preocupar e assim teriam medo de morrer.

Porém o Bispo Valentim que era contrário a essa lei, continuou realizando casamentos mesmo após a proibição por parte do imperador.

Assim que o imperador descobriu sua desobediência, ordenou que o Bispo Valentim fosse preso e condenado a morte.

Durante o tempo que ficou preso Valentim recebeu muitas cartas e flores de pessoas que ficaram agradecidas pelo seu ato de amor, e nesse tempo Valentim também se apaixonou pela filha do carcereiro da prisão que inclusive era cega.

Por milagre Valentim curou a cegueira de sua amada porém nunca puderam ficar juntos devido sua condenação de morte. No dia de sua morte ele enviou uma carta a sua amada assinando ”Do seu Valentim” que acabou originando a prática de enviar cartões no dia de São Valentim, mais precisamente dia 14 de fevereiro.

O que acharam dessa linda e ao mesmo tempo trágica história de amor? Agora que você já descobriu quando é o dia dos namorados no Brasil e nos Eua, não deixe de comentar e compartilhar nosso artigo com seus amigos nas redes sociais.

 

publicidade:

Deixe um comentário