Sem categoria

Procuração Plenos Poderes – Modelos e Como Fazer

Precisa fazer um procuração de plenos poderes mas não sabe o que é e nem por onde começar? No artigo de hoje ensinaremos todos os detalhes necessários para se fazer uma, assim como quais documentos são necessários e alguns modelos prontos para que não haja nada de errado na hora de tirar esse documento.

O que é

Uma procuração de plenos poderes é um documento que da direitos a terceiros agirem em seu lugar, geralmente é feita em casos onde o outorgante (pessoa que cede os direitos) vai viajar por um longo período, está com um doença grave e não pode se locomover até o local que deve ir ou então em casos onde uma pessoa cede os direitos de um advogado agir em seu nome.

Quais poderes é possível conceder ao seu procurador?

O outorgado terá o poder que for estipulado na procuração, ou seja esse poder poderá ser ilimitado ou específico, tudo dependerá do que foi estipulado na procuração, portanto é de vital importância que o outorgado seja uma pessoa próxima e de confiança. Dentre os mais variados poderes que se pode oferecer ao seu procurador estão:

Geral: Nesse tipo de procuração o outorgante fornece ao outorgado liberdade para realizar qualquer coisa coisa em seu nome, transações bancárias, compra e venda de imóveis, tirar documentos, abrir e encerrar contas bancárias, ou seja praticamente qualquer coisa.

Específica ou limitada: Existe também as procurações com poder limitado onde o outorgado terá autonomia para realizar apenas o que foi extipulado na procuração. Por exemplo poderá dar ao outorgado direito de realizar apenas transações bancárias em seu nome.

Na grande maioria dos casos as pessoas optam por realizar procurações específicas onde o outorgado poderá realizar apenas o que foi estipulado na procuração.

procuração plenos poderes

Como escolher meu representante

Como a pessoa será designada a tomar decisões em seu nome, é  primordial que ela esteja atualizada com suas transações financeiras ou qualquer outra coisa que ela for realizar, para isso é importante que seja um pessoa de confiança que saberá usar seu nome da melhor maneira possível.

Documentos Necessários

Na grande maioria dos casos para fazer uma procuração é necessário comparecer ao cartório com os documentos originais do outorgante e outorgado são eles (RG, ou carteira de Habilitação, com foto e CPF), mas para não haverem erros é sempre bom ligar antes para ter a certeza de quais documentos levar.

Quando for fazer qualquer tipo de procuração é sempre bom ligar antes para o cartório para descobrir além dos documentos necessários, se é preciso marcar horário, e quais horários são menos congestionados para evitar ficar esperando por muito tempo.

No geral para fazer um procuração de plenos poderes é necessário pagar um valor que fica na média dos R$200,00, e nem adianta procurar em vários cartórios para saber se tem algum mais barato, o preço será o mesmo para todos, portanto quando for decidir sobre qual cartório escolher, escolha o que estiver mais próximo de sua casa.

Modelos de procuração de plenos poderes

Saiba que esses modelos de procuração podem ser retirados a qualquer hora no cartório de sua cidade, mas para melhor entendimento disponibilizarei aqui 2 modelos de procuração de plenos poderes, caso queira fazer uma com poderes limitados basta apagar ou acrescentar mais dados.

Nesse primeiro modelo de procuração é possível nomear mais de um procurador, os dois terão os mesmos poderes ao agirem em seu nome.

Outros modelos de procuração podem ser encontrados através desse link

Modelo de procuração de plenos poderes 1

PROCURAÇÃO

ATRAVÉS DO PRESENTE INSTRUMENTO PARTICULAR DE MANDATO,

 

OUTORGANTE: _________________________________, Brasileiro(a), _____________________, (Estado Civil), __________________________(Profissão), RG nº: _________________________, C.P.F. nº: ___________________________, residente(s) e domiciliado(s) na Rua: ____________ _____________________________, nº: ________, bairro: ______________________________, CEP: ____________, Cidade: _______________________________, Estado: _______________.

nomeia e constitui como seu(s) procurador(es) o(s) Sr.(s)/Sra.(s),

 

OUTORGADO: _________________________________, Brasileiro(a), _____________________, (Estado Civil), __________________________(Profissão), RG nº: _________________________, C.P.F. nº: ___________________________, residente(s) e domiciliado(s) na Rua: ____________ _____________________________, nº: ________, bairro: ______________________________, CEP: ____________, Cidade: _______________________________, Estado: _______________.

 

OUTORGADO: _________________________________, Brasileiro(a), _____________________, (Estado Civil), __________________________(Profissão), RG nº: _________________________, C.P.F. nº: ___________________________, residente(s) e domiciliado(s) na Rua: ____________ _____________________________, nº: ________, bairro: ______________________________, CEP: ____________, Cidade: _______________________________, Estado: _______________.

outorgando-lhe(s) plenos poderes para tratar de todos os interesses, direitos e negócios do(a) Outorgante, para prometer ceder, prometer vender, vender, prometer comprar, comprar, administrar, alugar, doar, receber doação, permutar, hipotecar, transferir, alienar, onerar ou prometer fazê-lo, sejam bens móveis ou imóveis, fazer e assinar contratos de qualquer natureza que se façam necessários, públicos ou particulares, inclusive de re-ratificação ou de rescisão, seja em cartório de ofício de notas e/ou de Registro de Imóveis, aceitar e estabelecer preços, prazos, cláusulas e condições, receber e pagar quaisquer quantias, sejam parcelas, sinal ou preço total, assinando os necessários recibos, dando, aceitando, recebendo quitações, representar perante as repartições públicas federais, estaduais, municipais e autarquias, requerendo, assinando o que se faça necessário, juntando e retirando documentos, representar ainda nos Bancos em geral ou qualquer estabelecimento congênere, em suas agências ou filiais, podendo para tanto abrir, movimentar e encerrar contas correntes e de cadernetas de poupança, assinando e endossando cheques, pedir saldos e extratos de contas, requisitar talões de cheques, receber e dar quitação, assinar cartões de autógrafos, fazer alterações e cadastramento de senhas, solicitar e receber cartão magnético, solicitar e obter senha para internet, receber ordem de pagamento do exterior, concede ainda, poderes da cláusula ad judicia, em qualquer Juízo, Instância ou Tribunal e onde mais com esta se apresentar Dando tudo por bom e valioso, cessando os efeitos deste a partir da(o) ______________________ _____________________________________________________________________ (finalidade) OU a partir do dia ____/____/______.

 

Cidade:__________________________,UF:________,Data:______de___________________de___.

 

_____________________________
(Assinatura do Outorgante)

 

Modelo de procuração de plenos poderes 2

PROCURAÇÃO

Outorgante: (nome), (nacionalidade), (estado civil), (profissão), inscrito no CPF sob o nº (informar), e no RG nº (informar), residente e domiciliado à (informar o endereço), na cidade de (informar com sigla do estado).

Outorgado: (nome), (nacionalidade), (estado civil), (profissão), inscrito na OAB-MT sob o nº (informar), com escritório profissional à (informar o endereço), na cidade de (informar com sigla do estado).

Poderes: Plenos poderes, inclusive os das cláusulas “AD JUDICIA” e “AD NEGOTIA”, para o Foro em geral, representá-lo(a) junto a Repartições Públicas Federais, Estaduais e Municipais, Secretaria da Receita Federal, Cartórios, Tabeliães e Registro de Imóveis, DETRANs, INSS, Justiça Eleitoral, Consórcios, SERASA, SPC, órgãos particulares, Bolsas de Valores, Cias. Telefônicas, audiências, Juízo, Instância ou Tribunal receber citações, notificações e intimações, requerer, retirar, assinar e apresentar documentos, alegar e prestar declarações e informações, mover ações judiciais, constituir advogado, defender seus direitos e interesses, resolver e assinar tudo que for referente a heranças, inventários e partilha de bens, receber benefícios, renovar/atualizar/regularizar/recadastrar CPF e título de eleitor, comprar/vender/negociar/transferir ações no mercado de ações, comprar, vender, transferir e alugar quaisquer bens móveis e imóveis, semoventes, inclusive veículos, assinar, receber e outorgar quaisquer escrituras de compra e venda e cessão inerentes, e documentos de transferência, guias, administrar bens, assinar contratos, adjudicar, concordar, discordar, desistir, transigir, contratar, assinar e ratificar quaisquer termos e compromissos, receber e dar quitação, bem como representá-lo(a) em quaisquer estabelecimentos bancários, inclusive Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil, com a finalidade de abrir, movimentar e encerrar contas, emitir, endossar, descontar e assinar cheques, fazer depósitos, retiradas, transferências e aplicações, solicitar extratos de contas e talões de cheques, reconhecer, verificar e ou contestar saldos, solicitar/trocar/cadastrar senha e cartão magnético, solicitar senha para acesso a contas via internet, enfim, praticar todos os atos legais necessários ao fiel cumprimento do presente mandato.

(localidade), (dia) de (mês) de (ano).

(nome do outorgante – assinar acima)

Deixe um comentário