Planner: O que é, como montar o seu!

Uma das principais causas de não conseguirmos alcançar nossos objetivos, é justamente não conseguir dar conta de todas as tarefas durante o dia, um grande aliado para você que deseja se organizar melhor e assim, poder otimizar seu tempo é usar ferramentas como o planner através desse simples ”caderninho” você poderá planejar seu dia, mês e até seu ano com todos os seus compromissos profissionais ou pessoais, desta forma você não ficará sobrecarregada e terá uma rotina muito mais produtiva e organizada!

O que é um planner e como funciona?

Muitas pessoas confundem agenda e planner, a agenda também se refere a uma ferramenta de organização porém, o planner é mais complexo e detalhado, além de ter espaço para as tarefas e horários de cada uma no palnner geralmente tem o controle financeiro rastreador de hábitos, visão geral do seu mês enfim, existem modelos já prontos mas, também é possível personaliza-lo conforme suas necessidades. Através da utilização desta ferramenta você poderá se programar para viagens futuras, ter seus sonhos concretizados, casamento, estudos, etc…

Existem versões para todos os estilos, cada modelo suprirá de maneira única a necessidade de cada usuário. Seja, no estilo caderno de brochura, mola em espiral, menorzinho, tipo fichário ou com formatos criativos, sendo que os modelos tradicionais vem dividido para planejamento diário, semanal ou mensal mas, você pode estar personalizando e criando o seu próprio modelo em casa, ele pode ser mais amplo e elaborado.

Benefício de ter um Planner:

Ser disciplinado é trocar um prazer imediato por um prazer futuro exemplo, acordar 30 minutos mais cedo para correr no começo pode parecer ruim mas, futuramente vai te trazer mais saúde, diminuíra sua ansiedade, fortalecerá seus ossos e articulações. O mesmo acontece com nossas metas muitas, vezes não conseguimos alcançar por falta de organização, quem nunca passou horas e horas nas redes sociais assistindo videos aleatórios ao invés de ir dormir mais cedo para acordar mais disposto? Acho que todo mundo já fez isso ao menos uma vez na vida, conciliar estudos, trabalho, afazeres da casa, vida pessoal e familiar é algo quase que impossível com um cenário tão corrido e sobrecarregado é dificílimo manter o controle se você não for uma pessoa organizada e focada.

Veja Também  Arroz fricassé: Inove com essa Receita Deliciosa

Todo começo de ano a gente faz listas e mais listas de metas, quando chega logo no quinto mês vemos que não conseguimos tirar nadinha do papel isso, acontece pela falta de disciplina neste caso, o planner pode ser seu melhor amigo. No inicio você pode achar que não se adaptará mas, insista e logo você verá que não é um bicho de sete cabeça e nunca mais viverá sem essa ferramenta tão incrível.

Digamos, que ele é como uma lista de compras de mercado quando você vai sem ela, você acaba se esquecendo do que realmente tá faltando em sua dispensa com o planner é exatamente assim, você saberá direitinho tudo que vai acontecer na sua próxima semana.

Como montar um planner?

Existem vários sites que vendem planner já pronto porém, é possível montar o seu em casa seja, criando um usando o Excel, fazendo um mural com vários post-its, anotando em um caderno ou imprimindo em folhas A5 ou A4, a criatividade neste momento é essencial.

Tente deixa-lo prático e resumido pois, está ferramenta foi feita para te ajudar e não para complicar ainda mais sua vida. Comece anotando suas tarefas por ordem de importância dando sempre destaque para as mais urgentes. Marca texto, adesivos e canetinhas coloridas são acessórios mega uteis para que você consiga dar destaque para os compromissos mais importantes como aquela prova ou consulta que você não pode se esquecer.

Planner modelo bullet journal

Diferente dos modelos comuns de planner em estilo bullet journal se trata de um caderninho todo branco onde você irá personalizar tudo, este é perfeito para pessoas criativas que amam desenhar e organizar conforme suas necessidades o importante é que o planejamento fique claro para que você consiga usa-lo como uma ferramenta para te ajudar no seu dia-a-dia por isso, tente resumir para não ficar muito cheio de informação.

Veja Também  Como fazer unhas em casa: Passo a passo

Aplicativos que vão manter seu dia-a-dia organizado:

Atualmente existem aplicativos com infinitas funções e hoje, irei apresentar a vocês algumas aplicativos de tarefas diárias que te auxiliará a ter uma vida muito mais produtiva e disciplinada livre da procrastinação.

1Focus: Este em especial te ajuda a não sair do foco, ele bloqueia todos os programas que você não precisará usar naquele momento que estiver realizando suas atividades importantes.

Productive: Nele você poderá fazer uma lista com todas as suas tarefas diárias.

Todoist: Este aplicativo permite que seus usuários criem listas com quais serão seu compromissos e tarefas daquele dia. Outro ponto positivo deste aplicativo é que ele envia notificação sobre as tarefas pré-agendadas então, você não terá desculpa se esquecer daquele compromisso importante.

Life Cycle: Ao utiliza-lo você conseguirá saber quanto tempo você gasta em cada tarefa.

Organizze: Quer saber certinho para onde seu dinheiro está indo e porque você nunca consegue juntar dinheiro para aquele ”sonho” seus problemas acabaram através do aplicativo organize você planejará suas finanças para que você não se esqueça das contas que estão quase vencendo ou compre algo caro que sai do seu orçamento.