Dicas

Mentruz com Leite: Para que serve e como fazer a receita?

As receitinhas caseiras existem desde os tempos antigos, e elas servem para curar os mais diversos tipos de doenças, seja gripe, resfriado, tosse e uma infinidade de outras doenças, para cada doença existem uma receita caseira.

Passada de geração em geração a receita de mentruz com leite ainda é utilizada como um meio de cura alternativa sem o uso de remédios para doenças como asma, laringite e angina, além de ser ótimo para fazer o corpo transpirar também.

Mas lembre-se, nenhum tipo de remédio mesmo que seja caseiro deve ser tomado de forma exagerada, e mesmo que a receita seja caseira, é sempre bom informar seu médico, para evitar possíveis alergias.

Mentruz e seus benefícios

É possível encontrar o mentruz em praticamente qualquer região brasileira, em alguns locais poderá ser conhecido por nomes como mastruço, erva-vomiqueira, erva-formigueira, mentruz-rasteiro e mastruz-miúdo.

Para quem conhece não é difícil distinguir o mentruz dentre outras plantas, depois de um certo tempo de vida ele pode chegar a medir até 1 metro, suas folhas são bem pequenas e divididas e suas flores são levemente esbranquiçadas.

Além de ser bom para asma, laringite e angina, essa planta medicinal é cicatrizante, vermífugo, antibiótico, combate a gripe e é um fortificante pulmonar.

Mentruz com Leite

Mentruz com Leite: Como fazer a receita

A receita de mentruz com leite pode ser feita sem complicação, tudo que é necessário ter em mãos é um liquidificador e folhas de mentruz.

Receita: Separe 2 folhas de mentruz,  lave e deixe bem picadinhas, coloque no liquidificador juntamente com 1 copo de leite, bata por cerca de 30 segundos a 1 minuto e pronto, já pode ser ingerido.

Mentruz como vermífugo: Para utilizar de seus benefícios para acabar com os vermes basta ferver meia colher de folhas de mentruz em meio litro de água, deixe ferver por 3 minutos, coe e tome quando já não estiver tão quente.

Mentruz moído: Separe algumas folhas, sementes e flores de mentruz, amasse  tudo junto, misture com 1 xícara de álcool de cereais 70%, deixe a mistura descansar por cerca de 2 a 3 dias, coe e armazene em local seco e arejado.

É ideal ingerir 1 colher ou 15 gotas antes da refeição, para que o organismo possa absorver uma maior quantidade de nutrientes. Ideal para contusões, reumatismo e dores musculares.

Por mais bom que seja qualquer tipo de receita medicinal caseira, ela não substitui uma análise médica, o chá de mentruz só pode ser ingerido por no máximo 3 dias, mais que isso e ele poderá se tornar tóxico para o organismo.

Mulheres grávidas também não devem ingerir qualquer tipo de receita medicinal de mentruz, pois ele pode causar contração do útero e consequentemente aborto.

 

Deixe um comentário