Massinha de modelar caseira: 8 Melhores Receitas

Com as crianças em casa fica quase que impossível mante-los entretidos o dia todo com o tempo eles vão enjoando dos brinquedos, nesto momento os pais precisam ser criativos uma boa ideia é fazer massinha de modelar caseira que além, de mante-los distraídos o dia todo esta simples brincadeira possuí alguns benefícios como desenvolver a coordenação motora fina, aumenta a concentração e estimular o lado imaginário e criativo da criança!

Existem vários pontos positivos de você mesmo(a) preparar a massinha em casa: fica mais barato, dá para personalizar e fazer as cores que você quiser e o melhor de todos se a criança levar a massinha até a boca, não fará mal pois, a maioria das receitinhas são feitas usando ingredientes comestíveis. Para tornar a brincadeira ainda mais divertida insira os pequenos nos preparativos tenho certeza que eles vão amar te auxiliar nesta, missão. Para tornar a brincadeira ainda mais divertida separe algumas forminhas, tampinhas de garrafa pet para usar como molde, palitos para riscar na massinha. Vamos a receita: separe os ingredientes, chame as crianças e mão na massa:

Massinha de modelar de farinha de trigo:

Ingredientes:

4 copos de farinha de trigo
1 xícara de sal
1 xícara e meia de água
3 colheres de chá de óleo
Corante alimentício

Passo a passo:

Em uma vasilha grande misture todos os ingredientes secos depois, coloque a água aos poucos e vá amassando com as mãos.

Despeje o óleo aos poucos e vá misturando, por último pingue o corante na cor que você preferir e amasse até formar uma massinha homogênea e que não esteja grudenta. Guarde em um frasco com tampa.

Massinha de modelar com maizena:

Ingredientes:

2 xícaras de amido de milho
1 xícara de água
1 xícara de sal
Corante alimentício

Veja Também  Moldes de Letras para Imprimir e Recortar

Passo a passo:

Dissolva a maisena na água, misture o sal e depois leve ao fogo em banho maria mexendo sempre até formar uma massa consistente e que não grude no fundo da panela. Por fim pingue algumas gotas de corante até atingir a tonalidade desejada e prontinho é só esperar esfriar para começar a diversão.

Massinha de modelar com 2 ingredientes:

Ingredientes:

6 colheres de amido de milho

3 colheres + ou – de condicionador de cabelo

Passo a passo:

Coloque em uma vasilha as 6 colheres de amido de milho depois, com auxílio de um garfo vá amassando para desfazer aquelas bolinhas que se forma no amido de milho depois, acrescente as três colheres de condicionador e mexa até formar uma massinha bem lisinha. Você pode brincar com ela assim mesmo ou pode estar adicionando algum corante anilina comestível

Massinha de modelar com tinta guache:

Ingredientes:

4 colheres de sopa de farinha de trigo
1 colher de sopa de vinagre
2 colheres de sopa de sal
3 colheres de sopa de água
1 colher de sopa de tinta guache da cor que você quiser

Passo a passo:

Comece dissolvendo a tinta guache na água, deixe reservado. Em uma vasilha coloque os ingredientes farinha, o vinagre e o sal e mexa, por último despeje a tinta guache já dissolvida e misture bastante até a massa soltar do fundo da vasilha caso, ela ainda esteja mole e grudenta acrescente mais um pouquinho de farinha de trigo e amasse.

Massinha Play-Doh com gelatina:

Ingredientes:

2 Copos de Farinha de Trigo

300 ml de água quente

1 Sachê de gelatina sabor que você preferir

100 gramas de sal

2 Colheres de sopa de Óleo

Amido de milho não tem medida exata

Veja Também  Colcha de crochê: Passo a passo e 30 Gráficos para Baixar

Passo a passo:

Em uma vasilha misture todos os ingredientes secos, a farinha de trigo, sal e a gelatina misture tudo e deixe reservado. Esquente a água e acrescente o óleo nela depois, é só despejar a água com óleo junto aos ingredientes secos e mexer por último adicione o amido de milho e amasse até desgrudar. Se seu filho(a) colocar na boca não tem problema pois, ela é comestível.

Massinha de Areia Cinetica:

Ingredientes:

1 jara de areia fina

Sabão líquido

Cola

Corante

Passo a passo:

Coloque a areia em um potinho e adicione as gotas de corante alimentício ou qualquer outra tinta que você já tem em casa misture até que ela esteja completamente tingida, reserve e deixe ela secar de um dia para o outro.

Se sua areia tiver pequenas pedras ou não for tão fina assim, basta peneirar. Adicione a mistura meio copinho de café de cola para uma colher de sabão líquido misture a sua areia e prontinho é só começar a brincar. Por se tratar de uma massinha mais elaborada selecionamos este vídeo abaixo assim, fica mais fácil de você fazer.

Massinha de modelar com suco: 

Ingredientes:

1 xícara de farinha
¼ xícara de sal
1 sachê de TANG
⅔ xícara de água +ou-
1 colher de chá de Óleo

Passo a passo:

Misture a farinha de trigo, o sal e o suco.

Ferva a água e adicione 1 colher de óleo. Despeje a água ainda quente sobre os ingredientes secos e misture com auxílio de uma colher se necessário adicione mais água aos poucos e amasse até desgrudar dos dedos e soltar do fundo da vasilha.

Massinha de modelar sem glúten:

Ingredientes:

1 xícara de bicarbonato
1/2 xícara de amido de milho
2/3 xícara de água morna
corante vegetal ou tinta guache

Veja Também  Colcha de crochê: Passo a passo e 30 Gráficos para Baixar

Passo a passo:

No primeiro passo você deve misturar o bicarbonato e o amido de milho em uma panela depois, acrescente a água e mexa deixe ferver até ficar tipo um purê. Deixe reservado até estar completamente frio, por último acrescente o corante e amasse.

Maneira correta de guardar massinha de modelar?

  • Dentro de um saco fechado ou dentro de um pote com tampa para que ela não endureça
  • Se guarda-la de maneira correta bem vedada ela durará em média 10 dias