Saúde

Língua Branca: O que pode ser? Como Tirar

Ter a língua branca é um problema mais comum do que se imagina, ele é um sintoma para várias possíveis causas, caso tenha notado sua língua esbranquiçada nos últimos dias é importante ler nosso artigo até o final para entender o que pode estar causando isso.

A língua desempenha um papel muito importante no nosso dia a dia, é através dela que podemos sentir os sabores dos vários tipos de alimentos, também é vital no ato de engolir e conversar.

Língua Branca: O que pode ser? Como Tirar

Língua Branca: O que pode ser? Como Tirar

Uma língua considerada saudável tem aparência rosada, e sua superfície é levemente áspera por conter pequenos nódulos chamados de papilas. Mas em algumas situações ela pode se tornar branca podendo causa mau hálito e um gosto amargo na boca.

Por que a língua fica branca – o que pode ser?

Ter a língua esbranquiçada é sinal de que está havendo um acúmulo de bactérias e toxinas que se alojam entre as papilas que ficam inflamadas. E essa inflamação das papilas podem ter diversas causas, dentre as mais comuns estão:

  • Desidratação e boca seca, por causa de uma baixa ingestão de líquidos
  • O uso prolongado e excessivo de álcool
  • Febre
  • Ser fumante por um longo período (tabagismo)
  • Alimentação com pouca fibra

Além disso, algumas doenças também favorecem a proliferação de fungos e bactérias nas papilas inflamadas da língua, isso ocorre porque elas deixam o sistema imune debilitado, bebês, idosos e pessoas com doenças auto imunes também podem ter problemas com língua branca.

Dentre as doenças mais comuns que podem causar a língua branca estão a leucoplasia, que além da língua também pode causar o esbranquiçamento das bochechas, gengivas e céu da boca, a candidíase oral, que geralmente é a causa mais comum de manchas brancas, principalmente e bebês, idosos, pessoas com doenças auto imunes e lúpus, a sífilis, icterícia e doenças hepáticas também pode causar os sintomas.

Ou talvez seja por causa do uso de antibióticos e medicamentos que também podem causar a língua esbranquiçada.

Seja qual for o motivo, ter a língua esbranquiçada é sinal que algo não está bem com seu organismo, geralmente esse problema tende a se resolver sozinho, mas caso dure mais de 2 semanas é ideal procurar assistência médica para descobrir o porquê a língua branca está durando por tanto tempo.

Dicas caseiras para acabar com a língua branca

Em grande parte dos casos, o problema vai se resolver por conta própria, muitas vezes esse problema é causado por falta de higiene oral ou uma desidratação, portante é sempre importante manter bons hábitos de higiene bucal e ingerir bastante líquido durante o dia.

Existem também alguns tratamentos caseiros que parecem ser bastante eficientes para acabar de vez com a língua branca, juntamente com o mau hálito e o gosto amargo na língua. Mas note que se o problema persistir é de extrema importância procurar por assistência médica.

Suco de babosa (aloe vera) São incríveis os poderes que essa planta medicinal tem, apesar de seu gosto amargo, a babosa é um ótimo anti-inflamatório e anti-microbiano, para isso basta fazer o suco de babosa e bochechar durante alguns minutos e cuspir.

Repita algumas vezes durante o dia durante 2 semanas ou até que tenham sumido todos os sintomas.

Raspagem da língua Existem diversos materiais hoje em dia no mercado com a função de raspar a língua para remoção da saborra, use diariamente antes de escovar os dentes.

Uma forma caseira de fazer essa raspagem na língua é utilizando o sal, ele é um raspador natural  que remove qualquer sujeira e células mortas da língua, ele também atua como anti séptico exterminando as bactérias causadoras do mau hálito.

Para usar o sal para raspar a língua, basta polvilhar um pouco de sal sobre a língua e escová-la com uma escova de dentes durante 1 minuto, faça isso 2 vezes ao dia.

Bochecho com óleo Assim que se levantar de manhã, antes mesmo de de escovar os dentes, coloque 1 colher de óleo de coco extra virgem na boca, escove a língua, debaixo da língua, as gengivas, as bochechas e os dentes de 5 a 10 minutos e enxague. Caos prefira também pode bochechar ao invés de escovar.

Bicarbonato de sódio Já não é de hoje que se fala por ai dos benefícios do bicarbonato de sódio, e para utilizar de seus benefícios basta colocar um pouco junto com a pasta de dentes ou puro, para fazer a escovação dos dentes.

Cúrcuma Excelente anti-bacteriano e anti-inflamatório, pode ser usado no gargarejo para limpar toda a região da boca.

 

Deixe um comentário