Decoração Dicas

Horta Suspensa: Como Fazer em Passos Fáceis

Falta de espaço já não é mais desculpa para cultivar verduras e vegetais em casa, a solução para quem tem espaço reduzido em casa é criar uma horta suspensa, que além de trazer mais vida para o ambiente é uma ótima alternativa para quem gosta de plantar.

Diversos materiais podem ser utilizados para fazer a sua horta suspensa, seja ele vasos, garrafa pet, cano pvc, bambu ou pallet, o importante aqui é fazer com cuidado e após fazer, cuidar com amor, já que ter uma horta suspensa requer dedicação.

O que é uma horta suspensa

É uma alternativa encontrada pelas pessoas para poderem  plantar em locais com pouco espaço como apartamentos e casas com jardins pequenos, nela é possível plantar diversos tipos de verduras como alface, cebolinha, hortelã, chicória, dentre outros,  além de flores como rosas, margaridas, copo de leite e por ai vai, tudo vai depender do que você mais gosta.

Por não ter a necessidade de um grande espaço a horta suspensa pode ser montada tanto dentro como fora de casa, e lugares como cozinha, corredores, e sacada podem ser excelentes lugares para começar, os únicos cuidados necessários aqui é não colocar a horta em locais muito elevados e de difícil acesso. Também é ideal que esteja em local bem ventilado e ao alcance da luz solar que são vitais para sobrevivência de qualquer tipo de planta.

Como fazer uma Horta Suspensa

  • Escolha um local ideal em sua casa para motar sua horta
  • Defina qual recipiente irá utilizar para planta sua horta (garrafa pet, cano pvc, vasos pequenos)
  • Utilize prateleiras,  ganchos, ou linha de pesca para prender o recipiente na parede
  • Primeiramente prenda o recipiente na parede e só após acrescente terra adubada
  • Certifique-se de que esteja bem fixo na parede para não correr o risco de cair
  • Plante sementes ou coloque mudas de plantas já crescidas.
  • Procure não plantar nada que cresça de forma exagerada.

Horta suspensa: Lindos modelos para se inspirar

São diversas formas a se utilizar para criar uma linda horta que além de trazer vida para o ambiente ainda será bom para a saúde, confira alguns modelos que selecionamos abaixo e siga como inspiração para criar a sua horta.

Horta em garrafa pet

horta em garrafa pet

Além de ser um material barato e de fácil instalação, é possível cobrir uma grande área de horta e ainda deixar o corredor de sua casa ainda mais bonito.

Horta suspensa PVC

horta suspensa pvc

Outra ótima alternativa de criar um horta é com cano de PVC, com pouco espaço é possível produzir muito, e é um material de fácil instalação.

horta suspensa com pallets

Horta suspensa com pallets

É possível encontrar pallets de forma gratuita em qualquer comércio em seu bairro, também é outra ótima forma de montar sua horta e requer muito pouco espaço.

Vasos pequenos

vasos pequenos

Veja que lindo painel com vasos, pode ser utilizado em corredores e lugares externos.

Agora que você já tem todas as dicas nas mãos é hora de botar em prática, comece hoje mesmo a fazer sua horta suspensa, use cores e diversidade em suas plantações, abuse da imaginação.

Criticas e sugestões podem ser adicionadas nos comentários, sua opinião é muito importante para nós.

Deixe um comentário