Dor lombar: O que fazer para aliviar

Estamos vivendo em momento de pandemia e muitas, coisas da nossa rotina precisaram ser adaptadas muitas, empresas por exemplo estão dando preferência que seus colaboradores trabalhem em home office impedindo assim,  que muitas pessoas se aglomerem em um único local, e isso de grande ajuda mas, por outro lado alguns problemas de saúde começaram aparecer nessas pessoas e uma delas é a dor lombar que ocorre por vários fatores, a má postura, movimentos repentinos, exercícios físicos feitos de maneira incorreta, sedentarismo, e principalmente posições incorretas na hora de trabalhar, limpar a casa ou executar qualquer atividade do dia-a-dia.

Diferente da dor nas costas que pode durar dias ou algumas semanas, a dor lombar crônica pode durar mais de três meses. A dor lombar ocorre com mais frequência em indivíduos com idades entre 30 e 50 anos isso, porque a medida que envelhecemos há uma redução natural do fluido que fica entre as vértebras na coluna vertebral como consequência os discos na coluna passam por irritação com mais facilidade além, da perda do tônus muscular o que torna as costas mais propensas a lesões.

Qualquer que seja, a causa das suas dores nas costas permanecer fisicamente ativo seja, fazendo uma caminhada ou se alongando regularmente poderá ajudar a reduzir bastante a dor lombar podendo até a impedir que ela retorne. Outras medidas simples que mostraremos a seguir podem auxiliar no alívio da dor como também, melhorar a circulação sanguínea nesta área.

Movimente-se:

A primeira reação que temos ao sentir dor nas costas é deitar e ficar de repouso mas, isso faz mais mal do que bem o repouso pode retardar o processo de cicatrização e como consequência tonar seus músculos mais fracos e doloridos. Evite atividades pesadas porém, mantenha-se sempre ativo.

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Banho Morno:

Tomar banho quente ou morno pode ajudar a relaxar os músculos tensos para potencializar ainda mais o efeito, deixe a água quente cair na região onde você está sentindo dor faça massagem com as mãos aplicando um pouco de óleo natural.

Durma com travesseiro debaixo das pernas:

Experimente dormir com as costas sob o colchão e com o travesseiro embaixo dos joelhos está simples mudança de posição pode aliviar sua dor. Outra opção é deitar de lado com os joelhos dobrados e um travesseiro não muito macio entre eles.

Compressa quente ou fria:

Usar uma compressa quente ou de gelo por uns 20 minutos na área onde você sente a dor pode ajudar a reduzir o desconforto.

Tratamento médico:

Se depois, de seguir todos os tratamentos em casa, e eles não funcionarem procure um especialista médico, ele poderá indicar os seguintes tratamentos seja, uso de medicamentos, fisioterapia ou os dois juntos. Relaxantes muscular, analgésico ou anti-inflamatório como ibuprofeno podem ajudar no alivio imediato. Usar adesivo salonpas na região são bastante indicados pelos médicos.

Alongamento para dor na lombar:

Selecionamos uma série de exercícios de alongamentos que auxiliam no alivio da dor além, de proporcionar relaxamento muscular.

  • Leve os joelhos em direção ao peito

O alongamento do joelho ao peito pode ajudar a alongar a região lombar, aliviando a tensão e a dor. Veja abaixo o passo a passo de como fazer:

Deite-se de costas em uma superfície reta, dobre os joelhos e apoie os pés no chão.

Com auxilio das mãos segure a parte inferior da perna direita e entrelace os dedos.

Enquanto o pé esquerdo está apoiado no chão, puxe suavemente o joelho direito até o peito até sentir um leve alongamento na região lombar.

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Fique nessa posição por 40 segundos, relaxando as pernas e a região lombar.

Solte o joelho direito e retorne à posição inicial. Repita o mesmo processo 2 vezes com cada perna.

  • Rotação do tronco

O alongamento da rotação do tronco pode ajudar a aliviar a tensão na região lombar. Também trabalha os músculos do núcleo, incluindo os abdominais, os músculos das costas e os músculos ao redor da pélvis. Confira como executar:

Deite-se de lado com os joelhos dobrados em direção ao peito, estenda os braços.

Vire os ombos e a cabeço para o lado oposto das pernas, fique neste posição por uns 20 segundos e depois, repita o mesmo do lado oposto.

Repita por mais 2 vezes de cada lado.