Dicas

Cronograma capilar: O Que é – Como Fazer

Cuidar dos cabelos é uma tarefa que requer dedicação diária e por mais que cuidemos das madeixas, a poluição os raios solares e  produtos ruins que passamos nos cabelos acaba os tornando fracos e quebradiços, a boa notícia é que é possível recuperar todo o brilho e força dos cabelos que foram perdidos durante longos anos e a chave para isso é o cronograma capilar, já ouviram falar? Pois bem, conheça um pouco mais sobre o assunto, descubra o que é e como fazer um cronograma capilar.

Lutar para deixar os cabelo lindos e radiantes com as ferramentas erradas é o mesmo que dar um tiro no escuro, as vezes poderá acertar outras não, portanto saber qual a direção correta a se tomar é o primeiro passo para ter cabelos perfeitos, com o cronograma capilar não tem erro, cada pessoa terá um método para seu tipo de cabelo, portando é ideal conhecer as fraquezas de seu cabelo para poder realizar o cronograma da maneira correta.

cronograma capilar

Cronograma capilar: O que é

Para realizar o cronograma capilar é necessário criar uma rotina de cuidados diários com foco na hidratação, nutrição e reconstrução capilar, e pode ser feito por qualquer tipo de cabelo, o objetivo aqui será recuperar a massa capilar e todos os nutrientes que o cabelo perde ao longo dos dias.

Na hidratação

Seu cabelo irá recuperar os líquidos perdidos, então se seu cabelo está seco e com pontas duplas, este será ser o foco do cromograma. Invista em máscaras que tenham babosa, D-pantenol, manteiga de oliva e óleo de coco extra virgem.

Na nutrição

Seus cabelos recuperarão o brilho, maciez e caso seu cabelo também sofra com frizz e esteja ressecado e fraco esse deverá ser seu maior foco. Invista em óleos 100% vegetais, como coco, mamona, girassol, argan, manga abacate, entre outros;

E por último na reconstrução capilar

Seu cabelo vai recuperar a massa perdida, principalmente em casos onde o cabelo foi muito agredido por produtos químicos, então se seu cabelo é quebradiço, fino, frágil e poroso, essa etapa deverá ser o principal foco em seu cronograma capilar, aposte me máscaras que tenham aminoácidos, queratina, colágeno arginina e cisteína.

Saiba que a reconstrução capilar deverá ser o último passo de ser cromograma capilar, antes de realizar a reconstrução capilar é necessário primeiramente fazer pelo menos 1 hidratação e 1 nutrição.

Todos os produtos podem ser encontrados em supermercados, hipermercados e lojas de cosméticos.

Como fazer:

Para seguir esta programação capilar, deve lavar e hidratar o cabelo 3 vezes por semana sempre dando um intervalo de 48 horas, tomando os seguintes cuidados em cada lavagem:

Fase 1: Cabelo Muito Danificado

Semana 1HidrataçãoNutriçãoReconstrução
Semana 2NutriçãoHidrataçãoNutrição
Semana 3HidrataçãoNutriçãoReconstrução
Semana 4HidrataçãoHidrataçãoNutrição

Fase 2: Cabelo Pouco Danificado

Semana 1HidrataçãoNutriçãoHidratação
Semana 2HidrataçãoHidrataçãoNutrição
Semana 3HidrataçãoNutriçãoHidratação
Semana 4HidrataçãoNutriçãoReconstrução

Para manutenção: Cabelo Saudável

Semana 1HidrataçãoHidrataçãoNutrição
Semana 2HidrataçãoNutriçãoHidratação
Semana 3HidrataçãoHidrataçãoNutrição
Semana 4HidrataçãoNutriçãoReconstrução

 

cronograma capilar

Teste de porosidade

Existe um teste muito simples de se realizar para saber qua a porosidade de seu cabelo, só é necessário 1 copo com água filtrada e 1 fio de cabelo, não é necessário arrancar da cabeça, pode ser aquele fio que ficou preso no pente de cabelo.

Para fazer pegue 1 fio de cabelo, lave com xampu e não adicione nenhum tipo de creme, espere o cabelo secar e coloque dentro do copo com água e espere cerca de 25 minutos.

Resultado

  • Se após adicionar o cabelo na água ele boiar, seu foco maior deve ser na hidratação
  • Se o cabelo ficar no meio da água sem afundar e sem boiar, seu foco deverá ser na nutrição
  • E por último se seu cabelo afundar seu foco deverá ser na reconstrução

Cronograma Capilar que recupera o cabelo

 

Deixe um comentário