Dicas

Como tirar graxa de roupa: Acabe de vez com as manchas

publicidade:

Para algumas pessoas, sujar a roupa de graxa é uma coisa cotidiana, como é o caso dos mecânicos, outras vezes isso acontece por acaso, seja trocando uma peça da bicicleta ou moto, há quem pense que isso pode ser o fim daquela peça de roupa, mas na realidade é possível sim contornar esse problema e para isso daremos algumas dicas de como tirar graxa de roupa da melhor forma possível.

Se você já tentou tirar graxa das mãos terá uma ideia de que essa pode não ser uma tarefa tão simples, e as vezes será necessário lavar a roupa até mais de uma vez, o nível de dificuldade irá depender de quanto tempo a graxa está sua roupa, quanto mais fresca mas fácil de remover.

publicidade:

Como tirar graxa de roupa

Mas então quer dizer que essa roupa ainda tem salvação?

Claro que sim, tem pessoas que acreditam não é possível tirar mancha de graxa da roupa e acabam jogando fora ou deixa para limpeza doméstica, isso é um erro, ainda mais se a roupa for nova, seja roupa branca ou colorida, com algumas dicas caseiras será possível salvar sua roupa.

Como tirar graxa de roupa: Dicas Caseiras

A primeira coisa a se fazer antes de começar os procedimentos é descobrir o que pode e o que não pode ser feito na peça de roupa, e para isso basta dar uma olhada na etiqueta, confira qual temperatura a roupa suporta e quais devem ser os cuidados necessários.

publicidade:

Após isso é hora de colocar em prática, e como já dito á dois níveis de dificuldade, se a mancha de graxa for recente ela será muito mais fácil de tirar, agora se a mancha de graxa já secou fica um pouquinho mais trabalhoso, mas ainda assim é possível remover a mancha.

Graxa fresca: Se a mancha acabou de acontecer, tome o cuidado para não espalhar, remova o excesso apenas pressionando papel toalha, evite esfregar senão a área afetada será ainda maior.

Em seguida espalhe um pouco de talco ou amido de milho (maisena) sobre a mancha para que o resto da graxa seja absorvida, deixe agir por cerca de 20 minutos.

E por último lave a roupa com água quente, para obter ainda mais sucesso poderá esfregar a mancha com um alvejante ou sabão em pó de sua preferência.

Se ainda persistirem traços de mancha após a lavagem, lave mais uma vez ou até que a macha seja removida completamente.

Graxa seca: Agora se a graxa já está seca,  a forma de como tirar graxa de roupa será um pouco diferente.

A graxa é essencialmente gordura, então nada melhor que colocar um pouco mais de gordura sobre a mancha seca para ajudar na remoção.

A gordura a ser utilizada aqui será a margarina/manteiga, aplique um pouco sobre a mancha de graxa, elas vão se unir por afinidade, e assim deixará a mancha de graxa mais fácil de remover.

Mas como tirar mancha de graxa com manteiga?

É simples, esfregue a mancha misturada com manteiga utilizando uma escova de dente, em seguida lave com água quente, repita esse processo algumas vezes até que boa parte da mancha seja removida.

Assim que a mancha já estiver bem umedecida, basta seguir os passos de como tirar graxa de roupa, quando a graxa ainda está recente.

Como tirar graxa de roupa com detergente?

O detergente é tensoativo, ou seja é próprio para remoção de gordura, e para utilizar de seus benefícios basta seguir as dicas anteriores, mas ao invés de utilizar um alvejante ou sabão em pó, poderá utilizar também o detergente.

 

publicidade:

Deixe um comentário