Como reaproveitar sobras de panetone: Receitas incríveis

Dentre tantas comidas típicas de natal uma que não pode faltar aqui em casa é o panetone seja, ele tradicional com frutas cristalizadas, recheados ou com gotas de chocolate todo mundo aqui em casa ama mas, como tudo em excesso enjoa procurar soluções para reaproveitar aquele mundaréu de panetone que você ganhou da firma, no amigo secreto, dos sogros, é essencial para evitar desperdícios e de quebra poder oferecer uma sobremesa diferente e gostosa para toda família!

Pensando em você que exagerou na compra dos panetones de fim de ano ou foi presenteado com vários e vários, montamos este artigo com algumas receitas do que dá para fazer com as sobras de panetone seguindo essas dicas abaixo você dará outro sabor ao panetone, as receitas são tão incríveis que até quem não gosta de panetone não conseguirá resistir além, das receitinhas você poderá aprender a como congelar panetone para comer meses depois, do natal sim, eu também fiquei surpresa quando descobri mais, é possível. Vejam, no finalzinho deste artigo.

Como reaproveitar sobras de panetone

  • Pavê de panetone com frutas

Ingredientes
Creme
1 lata de leite condensado (390 g)
2 xícaras (chá) de leite (240 g)
2 colheres (sopa) de amido de milho
3 gemas sem a película externa
4 colheres (sopa) de margarina sem sal
2 potes de iogurte grego natural (160 g)
1 colher (café) de gelatina em pó sem sabor (1 g).

Outros
3 xícaras (chá) de panetone de frutas cortado em cubos
½ xicara de (chá) de leite
1 manga grande picada em cubos
1 caixa de morangos cortados em cubos
1 caixinha de amoras

Modo de Preparo:

Creme:

Coloque em uma panela o leite condensado, leite vaca, o amido de milho, as gemas e a margarina sem sal, leve ao fogo médio por 8 á 10 minutinhos, sempre mexendo para não grudar o fundo. Desligue o fogo assim, que você notar que o creme já está com a consistência grossa, deixe esfriar, agora é só misturar o iogurte e deixar na geladeira por 30 minutos.

Veja Também  Lombo de porco assado com mostarda e cerveja

Montagem:

Em uma travessa de vidro fundo, monte o seu pavê comece com uma camada de creme, depois de fruta e por fim uma camada de panetone umedecido com leite. Repita as camadas, a última camada deve ser de creme, para dar um aspecto bacana decore com algumas frutas ou até faça alguma forma como flores usando as próprias frutas.

  • Cheesecake de panetone

Ingredientes:

1 panetone de frutas (1 kg) cortado em fatias de 2 cm de espessura
300 g de cream cheese
6 colheres (sopa) de açúcar
3 gemas
1 xícara (chá) de Creme de leite fresco
1 envelope de gelatina em pó sem sabor, hidratada e derretida
3 claras batidas em neve
6 colheres (sopa) de geleia de morango
1 colher (sopa) de água

Modo de preparo:

Em uma frigideira coloque as fatias de panetone e leve ao fogo baixo para dar uma leve crocância. obs: não precisa colocar óleo ou manteiga. Em uma forma de fundo falso ou se preferir uma tigela de vidro, forre o fundo e a lateral com as fatias de panetone e reserve.

Coloque na batedeira o cream cheese e o açúcar bata os dois até que vire um creme pastoso. Junte as gemas, o creme de leite e a gelatina em pó, bata todo fez que você for acrescentar um ingrediente. Desligue a batedeira e adicione as claras batidas em neve misturando cuidadosamente com uma colher.

Despeje o creme na forma, pegue as fatias que sobraram corte em quadrados e coloque dentro do creme. Coloque na geladeira por no minimo 3 horas. Em uma panela, coloque a geleia de morango, a água e leve ao fogo baixo para finalizar espalhe sobre a superfície da torta quando for servir.

  • Rabanadas de panetone

Ingredientes
1 ovo 1 xícara (chá) de leite

500 gramas de panetone cortado em 5 fatias grossas

1 xícara (chá) de açúcar

manteiga a gosto para untar

Modo de preparo:

Quebre o ovo em um prato e bata com garfo.

Adicione o leite e misture

Corte o panetone em pedaços e banhe-os na mistura com auxilio de uma colher.

Transfira os pedaços de panetone para uma assadeira antiaderente untada com manteiga e leve ao forno por 10 minutos. Passado os 5 minutinhos vire e asse do outro lado. Em uma tigela coloque açúcar e canela misturados, finalize polvilhando as fatias como se fosse bolinhos de chuva.

  • Pudim de Panetone
Veja Também  Receita de escondidinho de bacalhau com mandioca

Ingredientes:

1 panetone de 500 g cortado em cubos
1 copo de leite
1 colher (sopa) de açúcar
2 ovos
250 g de creme de leite
1 colher (café) de fermento em pó
Açúcar para caramelizar a forma

Modo de preparo:

No liquidificador misture o leite, o açúcar, os ovos, o creme de leite e o fermento depois, bata por uns 5 minutos. Coloque o panetone cortado em uma forma de pudim já caramelizada.

Despeje a misturinha que você bateu no liquidificador sobre o panetone cortado, asse por 40 minutos, sempre conferindo para não correr o risco de queimar. Deixe esfriar e leve para gelar, desenforme e sirva.

  • Brigatone: brigadeiro recheado com panetone

Brigadeiro
1 lata(s) de leite condensado
90 grama(s) de chocolate em gotas
1 pitada de farinha de amêndoas
1 pitada de sal
1 colher(es) de chá de manteiga
1/2 lata(s) de creme de leite

Montagem
Manteiga para untar a mão
Sobras de panetone para o recheio
Quanto baste de chocolate granulado

Modo de preparo:

Brigadeiro

Vamos, começar fazendo o brigadeiro em uma panela coloque o leite condensado, o chocolate em gotas, a farinha de amêndoas, o sal e a manteiga. Leve ao fogo baixo mexendo a todo instante até desgrudar da panela, desligue e adicione o leite. Despeje o brigadeiro em um vasilhame untado e espere esfriar.

Montagem:

Passe um pouco de manteiga na palma da mão, pegue um pouco de brigadeiro e comece a enrolar. Com o dedo indicador, afunde o meio da bolinha fazendo um pequeno buraco onde será colocado o recheio de panetone. Neste buraquinho coloque um pouco de panetone, feche o molde e por fim, passe no granulado e prontinho!

  • Pavê de chocotone com creme de tiramisu

Ingredientes:

Chocotone

– 1 chocotone

– 1 xícara de chá de leite

– 2 colheres de sobremesa de licor de chocolate ou cacau

– 2 colheres de sopa de chocolate em pó

Creme de mascarpone:

Veja Também  Bife de Panela de Pressão Macio e Suculento: 7 Receitas

6 gemas pasteurizadas

5 colheres (sopa) de açúcar

250g de queijo

mascarpone- 500g de creme de leite fresco

4 claras pasteurizadas em neve

Modo de preparo:

Corte o chocotone em pedaços grandes. Em uma tigela misture o leite, o chocolate em pó e o licor, mergulhar o chocotone.

Modo de preparo:

Bata na batedeira as gemas com açúcar até formar um creme, deixe reservado. Separadamente bata o creme de leite até ficar homogêneo. Reserve. Em uma tigela, mexer o mascarpone (ou cream cheese) e vá adicionando algumas colheres de creme de ovos aos poucos, misturando bem com uma espátula.misturar o creme de leite batido às claras em neve, e incorporar essa mistura à mistura de mascarpone com os ovos.

Finalização:

– 1 colher de sopa cacau em pó

Modo de preparo:

1. finalizar com o restante do chocotone e cacau em pó

Montagem:

Em uma tigela, coloque a metade do chocotone molhado, o creme de mascarpone. Leve para geladeira por 1 hora.

  • Rocambole de panetone

Ingredientes:
1 panetone
300 g de brigadeiro mole
Chantilly a gosto
Chocolate granulado a gosto

Modo de preparar:
Corte o panetone em fatias e depois em tiras de aproximadamente 4 cm de largura. Afine as tiras de panetone com o rolo de massa, passe chantilly e enrole. Cubra com brigadeiro mole e salpique granulado. Se quiser, use granulados ou confeitos diferentes, como os coloridos, os prateados e os de formatos variados.

  • Alfajor de panetone

Ingredientes

4 fatias de Panettone Tradicional Visconti
4 colheres (sobremesa) de doce de leite
1 xícara (chá) de chocolate meio amargo

Modo de preparo:

Utilizando a boca de um copo, corte as fatias de panetone em formato redondo 2 círculos cada fatia. Em uma das fatias redondas, recheie com doce de leite, cubra com a outra parte circular. Derreta o chocolate depois, é só cobrir o alfajor com chocolate, deixe esfriar.

Como congelar panetone de natal?

A maneira correta de congelar panetone, é cortando-o em pedaços e descongelando só ás porções que você for consumir, podendo ser descongelado no forno convencional ou no microondas. Ele dura três meses no freezer.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *