Como preparar frutas de desidratadas (secas) em casa

As frutas secas são frutas que passaram por processos de secagem pelo qual foi removido quase todo água da fruta desta maneira, impedirá a proliferação de microorganismos e bactérias responsável pela deterioração, desta forma as frutas terão maior durabilidade além, de ser uma opção para lanhes saudáveis e práticos, principalmente em viagens longas onde não é possível armazenar alimentos na refrigeração.

Além, de contribuir para uma alimentação saudável e nutritiva consumir frutas desidratadas pode auxiliar no bom funcionamento do intestino devido seu alto teor de fibras, para vocês terem ideia a mesma quantidade de frutas secas contém seis vezes mais fibras do que as frutas frescas, as fibras promove o bom funcionamento do intestino melhorando a flora intestinal, prevenindo a constipação, todas as frutas promovem este beneficio mas, em especial o figo.

Embora, você consiga encontrar as frutas já prontas vendidas a granel em supermercados ou em lojas de produtos naturais, o ideal é você prepara-las em casa assim, você não gastará tanto dinheiro e saberá exatamente a procedência, tanto da higienização quanto da maneira que o produto foi preparado. Pois, muitas vezes as frutas secas vendidas em supermercados são adicionadas açúcar no seu preparo, se você mesmo fazer suas frutas em casa não correrá este risco de comprar um produto que era para ser 100% saudável mas, que na verdade não é. Desidratar frutas em casa é uma processo mais fácil do que se imagina, sendo perfeito para incrementar seu bolo, mingau de aveia, iogurte natural, pratos salgados e até para consumir quanto sentir desejo por doce.

Como preparar frutas de desidratadas (secas) em casa

Quer aprender a como preparar frutas secas em casa? Vem comigo neste, artigo ensinaremos algumas maneiras e também, alguns truques de como armazena-las de forma correta para que sua durabilidade seja, maior.

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Lista de frutas secas:

Como preparar frutas de desidratadas

  • Tâmaras
  • Ameixas,
  • Figos
  • Damascos
  • Goji berry
  • Uva-passa
  • Bananas
  • Mangas
  • Abacaxis
  • Maça
  • Cereja
  • Morango

Higienize as frutas:

Dê preferência para frutas maduras, lave-as com água depois, retire os ta-los e sementes se elas possuírem. Descasque e corte-a em tamanhos iguais, pequenos e finos para que o processo seja, mais rápido.  Antes de levar as frutas para o forno, mergulhe as em um pouco de suco de limão por 5 minutos isso, irá impedir que as frutas dourem e fiquem com aparência escurecida, passado os 5 minutos é só tirar as frutas do suco escorrer e secar com um pano limpo.

Como preparar no forno:

Forre a forma com papel manteiga, disponha as frutas uma a uma de modo que elas não fiquem tão grudadas. Cubra com uma forma de pizza com furinhos para que as frutas não se encrespem durante o processo, deixe no forno na temperatura mais baixa por 1 hora e 30 minutos, lembre-se de deixar a porta do forno aberta entre 5 e 6centímetros para que a umidade possa sair do local.

Como preparar no microondas:

Programe o seu microondas no modo de ”descongelar” coloque as frutas em uma forma própria para de microondas, como cada microondas possuí uma potencia diferente, pause algumas vezes para ir virando as frutas assim, elas secaram por completo.

Como desidratar frutas no sol:

Repita o mesmo processo de limpeza acima, mergulhe as frutas no suco de limão com água, escorra-as em seguida espalhe as fatias em uma forma de alumínio, cubra com um pano de prato para proteger das impurezas do ar, deixe no sol por algumas horas, vez ou outra dê uma conferida para ver se já está no ponto.

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Como armazenar frutas desidratadas:

Você pode guarda-las em potes vedados ou também, em saquinhos. Se você mora em locais quentes ou com temperatura úmida, guarde o pote dentro da geladeira ou em locais frescos e arejados, armazenar corretamente aumentará seu tempo de vida podendo assim, ser consumido por até duas semanas.