Dicas

Como limpar ferro de passar roupa – Truques caseiros

Se tem uma coisa que irrita qualquer pessoa é o ferro ficar sujo e começar a grudar na roupa, ou pior estragar o tecido sem chance de recuperação. Isso costuma ocorrer quando o ferro de passar roupas já foi usado por muito tempo, e sujeitas do tecido e da água no caso do ferro a vapor vão grudando em sua superfície deixando ela grudenta e preta, mas não há com o que se preocupar, com algumas dicas caseiras aprenda como limpar ferro de passar roupa e assim poder utilizá-lo por muito mais tempo.

Conhecer seu ferro elétrico é o primeiro passo quando se trata de fazer sua limpeza, antes de mais nada, descubra se ele é antiaderente ou não, e também não esqueça de ler o manual de instruções, lá poderá ter dicas importantes que poderão ajudar.

Como limpar ferro de passar roupa

Como limpar ferro de passar roupa

Não é porque o ferro de passar está sujo e preto que é hora de jogar fora, fazer sua limpeza é fácil e com alguns ingredientes que estão em sua cozinha e lavanderia terá um ferro de passar novinho em folha novamente, para isso siga os passos a seguir.

Em algumas dicas será necessário que o ferro de passar esteja quente, então é sempre bom tomar o dobro de cuidado para não se queimar nesses casos, caso queira utilize luvas para manusear.

Sal e Toalha de papel

Essa dica é para o ferro de passar que não é a vapor, já que o sal poderá penetrar pelos orifícios dificultando ainda mais sua limpeza.

Espelhe uma quantidade de sal em cima de uma toalha de papel em quantidade suficiente para cobrir toda sua superfície, ligue o ferro de passar em potência máxima e assim que estiver quente passe sua base sobre o sal, como o sal é abrasivo facilitará a limpeza de seu ferro de passar, repita o processo quantas vezes forem necessárias.

Limpeza de ferro a vapor sem antiaderente

Como o ferro de passar não tem sua base aderente, materiais abrasivos podem ser utilizados sem preocupação, sempre confira a temperatura antes de qualquer coisa para não correr risco de queimaduras.

-Vinagre e sal Leve ao fogo partes iguais  de vinagre e sal, mexa até que o sal seja todo dissolvido e em seguida passe na base do ferro com um pano, sempre tome cuidado para não se queimar

-Detergente com açúcar Deixe a base do ferro previamente aquecida, faça uma pasta com detergente e açúcar e passe na base com um pano.

Limpeza de ferro a vapor com antiaderente

A limpeza de base aderente deve ser feita co mais cuidado e produtos abrasivos devem ser evitados para não remover o Teflon que é o material antiaderente.

Vinagre Branco Para deixar o vinagre um pouco mais fraco misture metade de um copo de vinagre na metade de um copo de água, misture e passe na no ferro morno utilizando uma esponja pelo lado macio.

-Detergente Caso não tiver o vinagre em casa, a mistura acima também pode ser feita com detergente e água, porém será necessário esfregar o ferro com um pouco mais de força.

Não utilize na hora da limpeza

Dependendo do material que utilizar, poderá comprometer o bom funcionamento do ferro de passar, no tempo da vovó ela costumava passar parafina de vela e palha de aço.

Essa prática poderá riscar a base do ferro elétrico e também irá remover o material antiaderente (Teflon).

Os riscos causados pela palha de aço poderão enrugar ainda mais o tecido ao invés de alisá-lo e a parafina deixará resíduos no ferro que manchará as roupas.

E ai pessoal, o que acharam de nossas dicas como limpar ferro de passar roupa? Caso tenham mais sugestões não esqueçam de colocar nos comentários, curta e compartilhe com seus amigos.

Deixe um comentário