Como lavar o cabelo corretamente: 7 Truques

De nada adianta você seguir um cronograma de cuidados diários com seu cabelo se ao lava-lo você comete algum erro por exemplo, você saberia ao certo quantas vezes por semana devemos lavar os cabelos? Lavar os cabelos além, de fazer parte da higienização, se feito de maneira correta ajuda a manter o couro cabeludo saudável e livres de problemas que possam causar caspa e quedas. Lavar os cabelos pode parecer algo simples e sem muita importância mas, se feito de maneira errada pode prejudicar os fios daí nada adiantará fazer hidratações ou usar cremes caríssimos.

A frequência e também, a maneira com ao qual você aplica o shampoo e condicionador pode interferir na saúde, beleza e velocidade do crescimento. Cada tipo de cabelo possuí uma quantidade diferente de lavagens por semana cabelos enrolados e crespos não precisam necessariamente ser lavado todo dia pois, a curvatura dificulta que o óleo natural chegue até ás pontas dos fios. Cabelos finos e ralos são mais propensos a serem oleosos neste caso, necessita de mais lavagens o ideal seria umas 3 vezes por semana.

Cabelos danificados por progressivas, tinturas ou qualquer outro tipo de química devem ser lavados com menos frequência para não serem danificados ainda mais. Para sanar todas essas dúvidas pedimos ajuda a um profissional da área capilar afinal, de contas eles conhecem a chave para ter cabelos lindos, hidratados, sedosos e acima de tudo saudáveis. Confiram dicas de como lavar os cabelos corretamente em casa!

Menos é mais:

Evite lavar diariamente, lavar os fios todos os dias faz com que o cabelo produza mais óleo por isso, lava-lo três vezes por semana já é o suficiente para a maioria dos tipos de cabelo.

Veja Também  Cabelos Loiros Curtos: Ideias de cortes e fotos

Temperatura ideal da água:

Chegar em casa depois, de um dia exaustivo e  tomar um banho quente faz qualquer pessoa relaxar no entanto, altas temperaturas e mesmo a exposição ao vapor do chuveiro pode danificar a fibra do cabelo fazendo com que ele fique seco e sem vida sem contar que a água quente vai desbotando mais rápido a cor dos cabelos tingidos. Você não precisa tomar banho hiper gelado, o ideal é que a água esteja morna e pouco antes, de desligar o chuveiro dê uma rodada de água fria enquanto a água morna abre a cutícula do cabelo, a água fria fecha e isso, ajuda a manter a umidade dos fios.

Massagem: 

Ao lavar os cabelos faça uma massagem no couro cabeludo com as pontas dos dedos em movimentos circulares essa massagem aumentará o fluxo sanguíneo no couro cabeludo, o que estimula o crescimento do cabelo.

Escolha um shampoo específico para seu tipo de cabelo:

Conhecer seu tipo de cabelo é essencial para que você consiga escolher uma formulação adequada ás suas necessidades, seu cabelo é oleoso, shampoo purificador é sua melhor escolha, evite aqueles que são excessivamente hidratantes. Se ele for seco prefira fórmulas hidratantes e suavizantes.

Aplique condicionador apenas nas pontas:

Remova o excesso de água em seguida coloque um pouco de condicionador nas pontas dos dedos e aplique nos fios alguns dedos abaixo da raiz nunca no couro cabeludo, já que ele aumenta a oleosidade e, como consequência tampa os poros capilares aumentando a probabilidade de aparecer caspa. Deixe o produtor agir por 3 a 5 minutos enquanto o produto estiver agindo no seu cabelo, use um pente de dentes largos para desembaraçar depois, lave com água corrente.

Veja Também  Como Clarear o Cabelo com Canela (Sem Química)

Não esfregar ou enrolar a toalha no cabelo:

Quem nunca saiu do banho com a toalha nos cabelos e ficou horas e horas com ela na cabeça? O que quase ninguém sabe é que isso pode danificar a fibra capilar tornando os fios quebradiços e enfraquecidos, a melhor maneira de secar os cabelos é apertar o tecido nos fios nunca esfregue a toalha.

Como escolher o melhor shampoo e condicionador:

São tantos produtos diferentes nas prateleiras de farmácias, mercados e perfumarias que ficamos completamente confusos na hora de comprar por este motivo é importante entender as necessidades do seu cabelo até porque existe um produto específico para cada necessidade.

pH: o shampoo deve ter um pH de 4.5 a 5.5, shampoo ácido irá neutralizar os fios.

Cor: Shampoo transparente é melhor que os leitosos ou coloridos, o transparente limpa e elimina todas as impurezas enquanto os demais só tratam os fios.

Textura: Quando menos espesso melhor é pois, shampoo muito espesso possui sal que deixa o cabelo desidratado e ressecado.