Receitas

Como fazer um arroz soltinho – 5 Passos Valiosos

publicidade:

O arroz é um dos alimentos que não pode faltar no prato de um brasileiro, e apesar dele ser tão popular muitas pessoas ainda não sabem como fazer um arroz soltinho e gostoso de comer, e se você já está cansado de saborear aquele arroz empapado e grudento, aprenda algumas formas muito fáceis de prepará-lo.

Diferentemente do que muitos acreditam, não é uma receita difícil de se fazer, porém é necessário sempre acompanhar seu tempo de cozimento para ele ficar soltinho assim como é da preferência de muitas pessoas.

publicidade:

Uma das vantagens do arroz é que além dele ser saboroso é ótimo para a saúde principalmente por possuir diversas vitaminas como a B1, B2, B3, minerais, fibras, cálcio e magnésio e também é rico em carboidratos que fornece energia para o organismo que pode ser gasta de forma rápida.

Como fazer um arroz soltinho

Como fazer um arroz soltinho e gostoso

São muitas as dúvidas das pessoas na hora de cozinhar o arroz, mas com algumas dicas simples você verá que é tudo muito fácil e rápido, apenas é necessário atenção.

Água quente ou água fria – Qual o melhor

Essa é uma dúvida que até quem já sabe fazer arroz tem, já que é passado de mãe ou pai para filho que deve ser preparado com água quente.

A realidade é que tanto faz se a água está quente ou fria, a única diferença que vai ter na preparação do arroz é seu tempo de cozimento, que com água quente será mais rápido.

É necessário lavar o arroz?

Lavar ou não lavar o arroz, essa é mais uma das dúvidas das pessoas na hora de cozinhar o arroz. Diversas embalagens de marcas diferentes destacam em sua embalagem que não é necessário lavar antes do cozimento.

Ai vai do gosto de cada um, se quiser lavar, tudo bem, se não quiser lavar, tudo bem também, só que caso lave o arroz, certifique-se de que esteja bem sequinho na hora de cozinhar.

publicidade:

Quanto de óleo usar

A quantidade de óleo não é o que vai definir se o arroz vai ficar soltinho ou não, um fio de óleo já será o suficiente, já que o óleo servirá para fritar o alho e a cebola somente, então não é necessário exagerar.

Tempo médio de cozimento – qual é

O tempo de cozimento vai depender de alguns fatores como temperatura do fogo, se foi iniciado o cozimento com água quente ou fria, se foi cozinhado em panela elétrica ou panela de pressão. Mas em média 25 minutos será o suficiente para o arroz ficar pronto para comer.

Como fazer um arroz soltinho – Passo a passo

  • Em uma panela de seu gosto adicione um fio de óleo
  • O próximo passo é escolher seu tempero favorito, alho, cebola ou os dois.
  • Leve a panela com o óleo e a cebola em fogo brando, sempre mexendo sem deixar a cebola dourar.
  • Acrescente 4 xícaras de arroz e sal a gosto, refogue por cerca de 1 minuto.
  • Em seguida, adicione a água fervente, juntamente com o sal, mexa uma única vez e cubra com a tampa. 

.
  • Não remova a tampa e não mexa o arroz durante a cozedura, porque é isso vai quebrar os grãos e liberar o seu amido, o que torna o arroz pegajoso.
  • Após a água secar, com um garfo faça um furo no arroz para ver se ainda tem água no fundo. se ainda houver deixe secar toda a água
  • Experimente um pouco e veja se já está macio.
  • Após ter certeza de que a água secou, desligue o fogo e mantenha a panela com a tampa por mais alguns minutos.
  • Deixe os grãos soltinhos com ajuda de um garfo e sirva.

Para seu arroz ficar ainda mais saboroso, pode ser acrescentado louro e azeite em seu preparo.

Veja um video com o passo a passo de como fazer um arroz soltinho gostoso e fácil de fazer

Como fazer arroz integral soltinho

Não há diferença na forma de preparo do arroz agulha para o arroz integral, a única coisa que se deve dar atenção é seu tempo de cozimento já que o arroz integral leva mais tempo para ficar macio.

E você tem alguma outra sugestão de como fazer um arroz soltinho e gostoso? Conte nos suas dicas nos comentários, e não se esqueça de compartilhar com seus familiares e amigos no Facebook.

publicidade:

Deixe um comentário