Artesanato

Como fazer massa de biscuit: Caseira

O biscuit se popularizou muito no ramo do artesanato, além de ser uma ótima forma de passar o tempo, pode trazer uma boa renda para pagar aquelas contas atrasadas no fim do mês, para as pessoas que desejam aprender a trabalhar com biscuit, hoje vamos ensinar como fazer massa de biscuit de várias formas, colorida, na panela e no microondas.

Fique tranquilo, todas as dicas que serão ensinada aqui são super fáceis, com ingredientes simples que podem ser encontrados em casa, e não será necessário gastar horrores para fazer na massa de biscuit.

– Mas afinal de contas, o que é o biscuit?

O biscuit é uma massa muito fácil de modelar, também conhecido como porcelana fria, sua massa é obtida através da mistura de ingredientes como amido de milho, cola branca e vaselina,  ela pode ser utilizada para os mais diversos fins, seja para fazer bonequinhos, animaizinhos, pequenos acessórios decorativos, ou qualquer coisa que possa ser feita com modelagem.

Como fazer massa de biscuit

Como fazer massa de biscuit

Hoje vamos ensinar 3 formas de como fazer massa de biscuit, para poder decidir qual massa fica melhor para realizar seus trabalhos é ideal que faça cada uma delas para assim decidir qual utilizará em seus projetos.

Como fazer massa de biscuit no fogão

Ingredientes:

  • 2 xícaras de amido de milho (Maisena é a mesma coisa)
  • 1 xícara de cola branca (Com rótulo azul é melhor)
  • 1 colher de sopa de condicionador (usado nos cabelos)
  • 2 colheres de água

Como Fazer:

Em uma panela, acrescente o amido de milho, a cola branca, o condicionador e as duas colheres de água, misture  e leve ao fogo brando para que a massa cozinhe e não queime, em seguida vá mexendo e misturando até que ela comece a se desgrudar da panela, nessa etapa é normal desfarelar um pouco, quando notar que a massinha secou retire da panela ainda morna e vá sovando até que ela tenha um formato uniforme, caso notar que a massinha começa a ressecar basta adicionar um pouquinho de creme até chegar no ponto que deseja.

Caso queira fazer massinha de biscuit colorida, abra um pouco a massinha e acrescente tinta acrilex ou corante alimentício e solve a massinha até que a massinha fique colorida.

Como fazer massa de biscuit no microondas

Ingredientes

  • 2 xícaras de cola para biscuit
  • 2 xícaras de amido de milho
  • 2 colheres de sopa de vaselina líquida
  • 1 colher de sopa de vinagre
  • Creme

Pegue uma vasilha e adicione o amido de milho e a cola, misture até se formar uma pasta homogênea, acrescente a vaselina e o vinagre e misture por mais alguns segundos, coloque o recipiente no microondas e ligue na potência de 100%, deixe por 30 segundos e retire para misturar, em seguida leve ao microondas por mais 30 segundos, repita o processo até que a massinha esteja em um ponto ideal para sovar, geralmente não ultrapassa o tempo total de 1 minuto e meio.

Assim que a massa estiver num ponto bom, retire do microondas, para sovar pegue um pouco de creme e espalhe sobre uma superfície plana e lisa e comece a sovar com a massa ainda quente, trabalhe a massa até esfriar e ficar lisa.

Massa de biscuit que não vai ao fogo nem no microondas

Ingredientes

  • 2 xícaras de amido de milho
  • 1 xícara de cola branca
  • 3 colherzinhas de água
  • 1 colherzinha de creme

Como Fazer

Coloque em um vasilha as 2 xícaras de amido de milho, a cola e o creme, comece a misturar com as mãos e acrescente 3 colheres de água para facilitar sovar a massa, vá sovando até no máximo 5 minutos, se notar que está ficando ressecada acrescente mais um pouquinho de creme.

Como armazenar a massa de biscuit

Saber como armazenar a massa de biscuit pode fazer toda a diferença em seu tempo de durabilidade, ela pode durar de 1 semana a 1 mês e tudo que precisará é de um plástico filme.

Para armazenar enrole as massinhas de biscuit que estiverem prontas em um plástico filme e guarde dentro de um pote, o que não pode é ficar em contato com o ar porque assim a massa irá secar.

Sempre antes de utilizar a massa de biscuit deixe que ela descanse pelo menos 1 dia, após 24 horas poderá tingir e utilizar para modelar.

Deixe um comentário