Dicas

Como Fazer Inalação – Caseira ou com Inalador Corretamente

Aprender como fazer inalação é uma ótima forma de aliviar problemas como tosse, catarro, nariz entupido e garganta dolorida, sintomas causados por diversos tipos de doenças e infecções que afetam as vias respiratórias.

Dentre as doenças que afetam as vias respiratórias mais comuns estão gripe, bronquite, sinusite e resfriado, ao fazer inalação tanto caseira ou com inalador, estará umidificando e suavizando as vias respiratórias, e quando é adicionado alguns remédios específicos, a inalação auxilia na cura da doença.

Saber como fazer inalação da forma correta é vital para que o tratamento funcione, é por isso que hoje estaremos ensinando com algumas dicas básicas a melhor forma de fazer.

como fazer inalação

Imagem: medsaopaulo.com.br

Antes de iniciarmos com as dicas é importante lembrar que nenhum tipo de tratamento deve ser feito sem antes consultar seu médico, só ele poderá melhor auxiliar para que a cura de sua doença ou infeção sare da melhor forma possível, então mesmo que for realizar técnicas caseiros é ideal procurar seu médico.

Como Fazer inalação caseira corretamente

A vantagem de fazer a inalação caseira é o fato de não precisar de um aparelho de fazer inalação, apesar do aparelho ser relativamente barato, muitas pessoas não tem condições de comprar um, sendo assim poderá utilizar a alternativa da inalação caseira, veja como fazer:

Materiais necessários

  • 1 panela grande o suficiente para caber 2 litros de água, com tampa
  • Toalha
  • Alguns tipos de planas medicinais como: tomilho, pinho, eucalipto, alecrim, camomila e orégano.

Como Fazer:

  • Coloque cerca de 2 litros de água em uma panela e leve ao fogo  até ela ferver
  • Retire a panela do fogo e adicione a planta medicinal de sua escolha na água ainda quente e tampe a panela.
  • Pegue um pano grande ou uma toalha, incline-se em direção a panela, assim que sua cabeça estiver em cima da panela, cubra a cabeça e a panela, destampe apenas uma parte da panela e comece a inalar
  • Como a água ainda está muito quente, retirar toda a tampa poderá causar queimaduras no rosto
  • De acordo que o vapor for diminuindo vá abrindo mais e mais a tampa da panela.
  • Faça a inalação até que não tenha mais vapor.
  • A inalação caseira deve durar cerca de 20 minutos, caso note a necessidade de fazer mais, basta aquecer a água novamente.
  • Após o processo evite pegar friagem

Como fazer inalação caseira – Video

 

Inalação com Soro fisiológico

Para esse tipo de inalação é necessário o inalador ou nebulizador, para esse tratamento basta acrescentar de 2,5ML a 5ML de soro fisiológico no copinho, antes de ligar o aparelho certifique-se de estar em uma posição confortável já que  a inalação poderá durar até 3o minutos ou até acabar o soro, assim que estiver tudo preparado ligue o inalador, coloque a máscara no rosto e respire aquele vapor que sai.

2 medicamentos que geralmente são usados junto com o soro fisiológico são o Atrovent e o Berotec, que misturados ao soro fisiológico ajudam a expelir catarro que está nos pulmões, mas só devem ser utilizados com receia médica já que o berotec é conhecido por aumentar os batimentos cardíacos.

As dicas que citamos aqui são para aprimorar seus conhecimentos e não deve ser tomado qualquer tipo de medicamento mesmo que seja caseiro sem antes consultar seu médico.

Espero que tenham gostado de nosso artigo, sobre como fazer inalação, não se esqueça de compartilhar com seus amigos e familiares. Caso tenha maiores dúvidas ou sugestões deixe sua opinião nos comentários.

Deixe um comentário