Artesanato Dicas

Como Fazer Gesso: Dicas de Preparo

publicidade:

O Gesso é um ótimo material para esculturas básicas, projetos de artesanato, acabamentos em construções e para medicina, porque é fácil de preparar e fica rígido em poucos minutos. Aprender como fazer gesso é fácil, desde que saiba exatamente o que está fazendo, mas há passos importantes a seguir para chegar a um preparo ideal para ser utilizado.

como fazer gesso

Como Fazer Gesso

Materiais

publicidade:
  • Pó de gesso ( Encontrado em qualquer loja de construção)
  • água
  • Recipiente para a mistura ( De preferência descartável)
  • Colher ou espátula para mexer
  • Jornais ou tapete de plástico

Cuidados ao manusear o Gesso

  • O pó de gesso é extremamente leve e fino, facilmente dispersável pelo ar. Um cuidado redobrado deve ser tomado para evitar que o pó voe nos olhos e no nariz. Usar uma máscara de pó óculos protetores e luva pode ser necessário.
  • Nunca misture o gesso as mãos.
  • Crianças misturando gesso precisam de supervisão de um adulto.

Como Fazer Gesso

Etapa 1 Cubra o local que for realizar o preparo com um tapete de plástico ou com jornais. Encontre um recipiente para a mistura (de preferência descartável) que seja grande o suficiente para caber a quantidade necessária a ser utilizada.

A proporção ideal para uma mistura de gesso é de 2 partes de pó de gesso para 1 parte de água. Meça a água e despeje-a no seu recipiente de mistura.

publicidade:

Etapa 2 Antes de realizar a mistura, certifique-se de que o gesso seja de boa qualidade e que não contenha partes empedradas.

Lembre-se que a proporção deve ser de 2 partes de pó para 1 parte de água. Se você mediu 1 xícara de água no Passo 1, então você precisaria de 2 xícaras de Gesso em pó.

Etapa 3  Comece adicionando o pó de gesso à água em seu recipiente de mistura, polvilhando ou peneirando o pó sobre a água. Não adicione o pó em um ponto, em vez disso tente cobrir a maior área possível. (Sempre adicione o gesso na água, e não a água no gesso)

Etapa 4  Não misture ainda. Em vez disso, bata na lateral do seu recipiente de mistura com uma colher para dispersar o pó na água e remover as bolhas de ar.

Etapa 5  Continue adicionando o pó de Gesso, batendo nas laterais do recipiente de vez em quando. O momento de parar é quando perceber que o pó está quase cobrindo a superfície da água e não é tão facilmente absorvido pela água. Normalmente, esse ponto estaria em torno da proporção de 2: 1, mas poder variar um pouco dependendo de vários fatores, incluindo sua marca de Gesso e a temperatura da água.

Etapa 6 Misture delicadamente a mistura de gesso  até obter uma consistência uniforme e suave. Não mexa vigorosamente para evitar a formação de bolhas de ar.

Se desejar uma mistura colorida, adicione um pouco de tinta para cartaz ou tinta acrílica, uma vez que a mistura esteja livre de grumos e tenha uma consistência suave. Continue misturando de um lado para o outro até que a cor esteja uniformemente dispersa.

Etapa 7 Deixe a mistura repousar por um minuto antes de despejá-la no molde ou no local onde for utilizar.

Após a mistura ficar pronta terá em média 20 minutos para trabalhar com ela antes que comece a endurecer, o endurecimento do gesso é muito rápido.

Dicas importantes

  • Não jogue o gesso no ralo, ele vai entupir os canos. Se você tiver alguma mistura restante, deixe endurecer e jogue-a em uma lata de lixo.
  • Se você quiser economizar colheres ou recipientes usados ​​para misturar Gesso, raspe o gesso endurecido e limpe os utensílios com um pano úmido
publicidade:

Deixe um comentário