Dicas

Como espantar Abelhas

Todo inseto existente na natureza tem sua importância para o meio ambiente, seja no controle de pragas ou para espalhar sementes, mas e quando esses insetos fazem suas casa próximas a seu quintal como é o caso das abelhas, como espantar abelhas sem colocar em risco sua saúde?

Cada abelha tem a capacidade de passar por buracos com metade de seu tamanho ou seja, qualquer lugar pode ser utilizado por elas para formar sua casa, mas quando esse lugar escolhido fica próximo ou dentro das paredes de sua casa as coisas podem se complicar.

como espantar abelhas

Porque se livrar das abelhas?

Para quem trabalha com isso é normal lidar com esse tipo de problema, mas se você não for um apicultor profissional provavelmente não vai querer esses pequenos intrusos no seu quintal e há diversas razões para isso.

  • Alergias = É possível passar por uma vida inteira sem saber que é alérgico a picada de uma abelha, a não ser é claro que seja picado, e se você ou alguém de sua família for alérgico e for picado pode sofrer um grande risco de morte, sendo assim um ótimo motivo para removê-las de seu quintal.
  • Picadas = Passar várias vezes de frente a uma colmeia vai aumentar e muito as chances de ser picado, e mesmo que não seja alérgico vai doer muito, além de causar inchaço.
  • Riscos = As abelhas quando sentirem que estão em perigo podem lançar todos seus soldados em direção ao invasor, e se por acaso o invasor for você, elas o perseguirão até que alcancem seu objetivo que é picar, dependendo da quantidade de picadas que levar também poderá ser fatal por causa da quantidade de veneno que vai receber.

colonia de abelhas

Como saber se existe uma colmeia de abelhas em casa

Qualquer lugar é um bom lugar para as abelhas construírem sua colmeia, seja em uma árvore, parede, debaixo das vigas do teclado. Porém dependendo do lugar que ela escolher para ser sua casa, poderá ser difícil determinar se naquele local realmente há uma colmeia de abelhas.

Para saber se sua casa foi alvo de um enxame  de abelhas procure pelos seguintes sinais.

  • Tem notado um número crescente de abelhas em seu jardim? Sabemos que é normal uma abelha ou outra passar de vez em quando por ai a procura de pólen, e se esse número aumentar expressivamente irá notar.
  • De um tempo pra cá tem encontrado abelhas mortas dentro de casa ou perto das janelas? Esse também pode ser um indício de que sua casa tenha sido escolhida como moradia das abelhas.
  • Outro forte indício de que sua casa possa estar abrigando as abelhas é ouvir barulhos ou ruídos próximos a bocais ou tomadas.

Dicas de como se livrar das abelhas

Ao contrário dos mosquitos, as abelhas tem um propósito muito importante na natureza que é o de polinizar as plantas além de produzir o mel que também é ótimo para a saúde.

Nunca tente remover uma colmeia de abelhas jogando água, pedra ou cutucando com um pedaço de madeira, essa atitude além de não acabar com o problema irá irritar as abelhas levando um enxame inteiro para cima de você.

As melhores práticas a se tomar nessa situação é seguir as dicas que são mostradas logo abaixo:

  • As colônias de abelhas poderão se instalar em qualquer lugar que acharem que estarão seguras, e para evitar que isso aconteça evite deixar frestas abertas na parede, jogue fora qualquer objeto que as abelhas possam utilizar com casa fora como, pneus velhos, móveis usados, baldes e por ai vai.
  • Compre repelentes, ou faça repelentes naturais e passe em locais como frestas de telhado ou qualquer superfície externa.
  • Com alguns ingredientes naturas também é possível fazer repelentes caseiros para utilizar no interior da casa.

Dicas de Como Espantar Abelhas

Antes de iniciar qualquer tentativa de se livrar das abelhas é ideal utilizar roupas que cubra todo o corpo como calças e blusas, também utilize algo para proteger o rosto já que algumas abelhas poderão escapar e dar ferroadas.

Saiba que a abelha picará como último recurso já que uma vez que perde seu ferrão ela morre.

  • Usar fumaça ainda é um dos melhores recursos utilizados para afugentá-las sem ser necessário ter que matar, o instinto natural das abelhas quando sentem cheiro de fumaça é fugir por medo que seja um incêndio e também elas ficarão tontas diminuindo as chances de ser picado.
  • Abelhas odeiam o cheiro de canela em pó, espalhe um pouco a cada dia ao redor de sua colônia e em uma semana elas já estarão migrando para outro lugar.
  • Outra alternativa é espalhar naftalina ao redor de sua casa, isso simplesmente vai afastá-las e vai evitar a criação de novas colônias
  • Caso as abelhas já esteja instaladas debaixo do teclado, tape todos os buracos por onde elas possam sair, use argamassa, gesso, massa de vidraceiro ou qualquer coisa que estiver a seu alcance. Após algumas semanas elas estarão todas mortas.
  • Utilize um repelente caseiro para afastá-las da colmeia, assim que todas estiverem fora, remova todo o favo e mel. Não se esqueça de remover caso contrário poderá causar mal cheiro além de  escorrer mel pelas paredes.
  • Não faça qualquer procedimento para remoção de abelhas em dias quentes, estes são os dias que elas estarão mais irritadas, espere até o entardecer, nesse horário todas as abelhas já estarão na colmeia.

Receita de inseticida para abelha

  • Use um spray de vinagre

    Se você quer uma maneira natural de remover as abelhas no seu quintal, um spray de vinagre é uma ótima opção. Novamente, tenha cuidado com isso e usae roupas protetoras, pois as abelhas se agitarão.

    • Misture partes iguais de vinagre e água.
    • Coloque a mistura em uma garrafa de spray.

    Pulverize a mistura no ninho à noite, quando as abelhas estão dormentes.

    Certifique-se de usar calças, luvas, uma camisa de manga comprida e rede sobre seu rosto e pescoço para se proteger de picadas.

    Você também pode querer pulverizar a mistura em plantas, flores e arbustos onde as abelhas são mais ativas.

    Reaplique a mistura conforme necessário e remova todas as abelhas mortas.

    .

Sempre que possível opte pela remoção ao invés de exterminação das abelhas, como dito anteriormente elas tem um papel importante em nosso meio ambiente.

Dúvidas, críticas ou sugestões podem ser adicionadas nos comentários abaixo, compartilhe com seus amigos, afinal nunca se sabe quem pode ser uma colônia de abelhas em casa.

Deixe um comentário