Como aliviar cólica menstrual forte: 5 Dicas infalíveis

Mais de 75% das mulheres relatam ter dor abdominal no início do ciclo menstrual, este ”problema” pode durar uns 2 dias podendo ser a dor de intensidade leve ou mega dolorosa e debilitante está intensidade vária muito de uma mulher para outra. Se você não sofre com tantos desconfortos neste período sinta privilegiada porque, em casos agudos a dor chega a atrapalhar a realização de atividades simples e rotineiras, como caminhar e mesmo, dar conta dos compromissos do dia-a-dia. Não tem nada mais cansativo do que passar a noite inteira revirando na cama e se contorcendo com cólica.

Durante o período menstrual, o útero contrai-se com objetivo de espremer o revestimento da parede uterina permitindo que a membrana mucosa se solte e saia do corpo através da vagina.  Elas são como se fosse cãibras normais deste período, felizmente existem muitos remédios e dicas caseiras capazes de aliviar a dor. Vale a pena testar e confirmar que realmente funciona, saiba mais!

Dicas caseiras para aliviar cólica menstrual 

  • Calor:

Colocar uma bolsa de água quente ou compressa quente na barriga pode ajudar a aliviar a dor isso, porque ajuda a relaxar os músculos. Outra alternativa seria tomar um banho quente, fazendo isso ajudará o músculo uterino a relaxar dando a sensação de bem estar e relaxamento instantaneamente.

  • Acupuntura

O que já sabemos, é que a acupuntura reduz inflamações de vários tipos e com as cólicas isso, não é diferente estudos comprovaram que a acupuntura ajuda a relaxar pois, libera endorfina o ”hormônio da felicidade”. É possível notar os benefícios da acupuntura logo na primeira sessão.

  • Reposição hormonal

Marque uma consulta com seu ginecologista pois, talvez você só esteja precisando repor os hormônios ou equilibrar a disfunção hormonal a forma mais indicada para a reposição hormonal é o uso do anticoncepcional pois, controla o floxo de hormônios agindo diretamente na dor.

  • Chá de ervas
Veja Também  Dor lombar: O que fazer para aliviar

Existem vários chás com propriedades poderosas capazes de aliviar as cólicas, plantas como camomila, dente de leão, erva doce ou hortelã proporcionam alívio da cólica, além de acalmar a ansiedade e nervosismo comum deste período. O chá de camomila por exemplo, tem propriedades para aliviar a dor. Ajuda a relaxar o útero e a diminuir a produção de prostaglandinas, reduzindo a dor do período.

  • Exercícios

Exercícios aeróbicos como correr, andar de bicicleta, nadar e caminhar regularmente pelo menos 30 minutos por dia pode auxiliar no alívio isso, porque movimentar o corpo libera endorfinas, que agem como um analgésico natural e que melhoram o humor.