Bicho Geografico – Sintomas, Tratamento e Fotos

O que é bicho geográfico?

O nome científico da doença é larva migrans cutânea, mais popularmente conhecido como bicho geográfico, é uma infecção causada pelas larvas parasitárias Ancylostoma brasiliense e Ancylostoma caninum que vivem no intestino de cães, gatos e outros animais.

A doença causada por esse tipo de verme costuma ocorrer em pessoas que tiveram contato com fezes de animais, é mais comum ocorrer em crianças e pessoas que costumam andar descalço, ou que frequentam locais como praias, tanques de areias em parques e campos.

Ciclo de vida do bicho geográfico

Assim que os animais como cães e gatos ingerem alimentos contaminados com o parasita Larva migrans, as larvas ser desenvolvem no intestino dos animais, assim que estão evoluídas elas começam a liberar ovos que são eliminados junto com as fezes dos animais.

Quando essas fezes se encontram em locais propícios para o a eclosão dos ovos, (Locais úmidos, e protegidos do sol, como no caso de areia da praia) elas ficam ali até que alguém pise com os pés descalços, se a pele estiver ferida, a infecção ocorre mais facilmente.

Leia Também  Filme que passou na globo ontem

Bicho geográfico Sintomas

Após a larva migrans infectar a pele, podem demorar de 1 hora a 1 mês até serem notados os primeiros sintomas, essa demora ocorre porque algumas vezes a larva fica encubada na pele.

O primeiro sintoma que será notado após a infecção se instalar, é um ponto vermelho na pele que indica o local por onde o parasita entrou, e logo após isso poderão ser notados outros sintomas como:

  • Sensação de algo se movendo dentro da pele
  • Outro sintoma característico dessa infecção são os caminhos tortuosos que o bicho geográfico deixa na pele ao se locomover, dai vem a popularização do nome ”bicho geográfico” já que esses caminhos se assemelham a um mapa.
  • Essas marcas deixadas pelo parasita costuma coçar bastante.
  • O ato de coçar pode submeter a pele a outros tipos de infecções.

A infecção por esse parasita costuma ocorrer em 1/3 dos casos nos membros inferiores como pés e glúteos.

Bicho geográfico tratamento

O tratamento poderá ser prescrito por um dermatologista, infectologista ou mesmo o clínico geral, após realmente ser constatado a infecção pelo parasita, o médico poderá indicar medicamentos e pomadas  antiparasitários, o tratamento dura em média 7 dias.

Leia Também  Plantar suculentas em rolhas - Passos Fáceis (Com Imagens)

É essencial seguir o tratamento no decorrer de todos os dias mesmo que os sintomas tenham sumido antes mesmo do tratamento terminar.

Os medicamentos mais recomendados são :

Tiabendazol (em pomada)

Albendazol

Ivermectina

Prevenção

Sabe aquelas dicas que nossos pais sempre nos dão quando somos crianças de não ficar andando descalço, então, o motivo é justamente para evitar pegar esses tipos de infecções, então a primeira dica para prevenir é sempre usar um calçado quando frequentar locais como praias ou campo que possam estar contaminados com a larva migrans.

Outra boa dica é evitar contato direto com a areia quando for para praia, o ideal é sempre colocar uma toalha no chão para se sentar sobre ela.

Bicho Geográfico Fotos

Separamos algumas imagens de pessoas que sofrem com esse tipo de parasita, como podem notar os caminhos tortuosos são uma das principais características dessa infecção.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *