Dicas

Segundo a Bíblia – Quais Foram as 10 Pragas do Egito

As 10 pragas do Egito – Os Hebreus foram um povo escravizado por mais de 400 anos, mas Deus percebendo que seus filhos já não aguentavam tanto sofrimento enviou Moisés para libertar seu povo escolhido. Porém o Faraó estava tão determinado a manter os hebreus como escravos que levou a população egípcia a uma grande tragédia, causada pelas 10 pragas que foram os desastres que Deus trouxe ao Egito quando o Faraó  se recusou a deixar a população israelita partir.

Após as 10 pragas não sobrou muita coisa do Egito, eles perderam grande parte de seu exército, perderam colheitas, todos os filhos primogênitos morreram, essa parte da história bíblica pode ser encontrada em  Êxodo 7:14 até Êxodo 12:36.

quais foram as 10 pragas do egito

Quais foram as 10 pragas do Egito?

Primeira praga do Egito

Água que se transformou em sangue

Moisés e Aarão, na tentativa de dissuadir o Faraó  a libertar seu povo tem seu pedido negado. Então Deus ordenou a Aarão tocar o rio Nilo com seu bastão, e assim que o bastão tocou a água ela se transformou em sangue, não somente a água do rio como também qualquer água da torneira, dos jarros de madeira e de pedra. Todos os peies morreram e os Egípcios tiveram dificuldades em conseguir água.

  • Êxodo, 7:19 Disse mais o Senhor a Moisés: Dize a Arão: Toma tua vara, e estende a tua mão sobre as águas do Egito, sobre as suas correntes, sobre os seus rios, e sobre os seus tanques, e sobre todo o ajuntamento das suas águas, para que se tornem em sangue; e haja sangue em toda a terra do Egito, assim nos vasos de madeira como nos de pedra.

Segunda praga do Egito

Praga das Rãs

E o Senhor falou a Moisés: Vai a Faraó e dize-lhe: Assim diz o Senhor: Deixa ir o meu povo, para que me sirva. Mas se você se recusar a soltá-los, eis que farei todo o seu território com sapos. Então o rio trará abundantes rãs, que subirão e entrarão em tua casa, no teu quarto, na tua cama, nas casas dos teus servos, no teu povo, nos teus fornos e nas tuas bacias de amassar. E as rãs subirão sobre ti, sobre o teu povo e sobre todos os teus servos ‘”(Êxodo 8: 1-4).

Terceira praga do Egito

Praga dos piolhos

“Então disse o Senhor a Moisés: Dize a Arão: Estende a tua vara, e golpeia o pó da terra, para que se torne em piolhos por toda a terra do Egito.” E assim fizeram. Pois Arão estendeu a mão com a vara e feriu o pó da terra, e se tornou piolho no homem e na besta. Todo o pó da terra tornou-se piolho em toda a terra do Egito ”(Êxodo 8: 16-17).

Quarta praga do Egito

Praga das moscas

“E o Senhor disse a Moisés: ‘Levante-se de manhã cedo e fique diante de Faraó quando ele sair para a água. Então diga-lhe: Assim diz o Senhor: Deixa ir o meu povo, para que me sirva. Senão, se não deixares ir o meu povo, eis que enviarei enxames de moscas sobre ti e os teus servos, sobre o teu povo e sobre as tuas casas. As casas dos egípcios se encherão de enxames de moscas e também do solo em que estão. E naquele dia separarei a terra de Gósen em que meu povo habita, para que não haja enxames de moscas ali, a fim de que saibas que eu sou o Senhor no meio da terra ‘”” ( Êxodo 8: 20-22).

Quinta praga do Egito

Morte dos rebanhos

Então o Senhor disse a Moisés: Encontre o Faraó e dize-lhe: Assim diz o Senhor Deus dos hebreus: Deixa ir o meu povo, para que me sirva. Pois se recusares deixá-los ir, e ainda segurá-los, eis que a mão do Senhor estará sobre o teu gado no campo, nos cavalos, sobre as jumentas, sobre os camelos, sobre os bois e sobre as ovelhas – uma pestilência muito severa. E o Senhor fará a diferença entre o gado de Israel e o rebanho do Egito ‘”(Êxodo 9: 1-4).

Sexta praga do Egito

Praga das feridas

Então, disse o SENHOR a Moisés e a Arão: Tomai vossas mãos cheias de cinza de uma fornalha e distribui-a aos céus, à vista de Faraó. E tornar-se-á pó fino em toda a terra do Egito, e causará furúnculos que se espalham em feridas no homem e na besta por toda a terra do Egito ”(Êxodo 9: 8-9).

Sétima praga do Egito

Praga do granizo

Então o Senhor disse a Moisés: Estende a tua mão para o céu, para que caia granizo em toda a terra do Egito, seja no homem, na fera e em toda erva do campo, em toda a terra do Egito. E Moisés estendeu a vara para o céu; e o Senhor enviou trovões e granizo, e o fogo se lançou ao chão. E o Senhor fez chover granizo sobre a terra do Egito ”(Êxodo 9: 22-23).

Oitava praga do Egito

Praga de gafanhotos

“… Se você se recusar a deixar o Meu povo ir, eis que amanhã eu vou trazer gafanhotos para o seu território. E eles cobrirão a face da terra, para que ninguém seja capaz de ver a terra; e comerão o restante daquilo que te resta da chuva de granizo; e comerão do campo toda árvore que crescer para ti ”(Êxodo 10: 4-5).

Nona praga do Egito

Praga das trevas

Então o Senhor disse a Moisés: Estende a mão para o céu, para que haja trevas sobre a terra do Egito, trevas que se possam até mesmo sentir. Moisés estendeu a mão para o céu, e houve trevas espessas em toda a terra do Egito por três dias ”(Êxodo 10: 21-22).

Décima praga do Egito

Morte dos Primogênitos

Então Moisés disse: Assim diz o Senhor: Por volta da meia noite eu sairei ao meio do Egito; e todos os primogênitos na terra do Egito morrerão, desde o primogênito de Faraó que se assenta no seu trono até ao primogênito da serva que está por detrás do moinho de mão e de todos os primogênitos dos animais.

Então haverá grande clamor em toda a terra do Egito, como nunca foi antes, nem será semelhante novamente. Mas contra nenhum dos filhos de Israel um cão moverá sua língua, contra homem ou animal, para que saibais que o Senhor faz diferença entre os egípcios e Israel ”(Êxodo 11: 4-7).

Deixe um comentário