Aprenda a fazer Tie dye em suas roupas: 4 Tutoriais simples de seguir

Sabe, aquela camiseta que você já tem á anos em seu guarda roupa que tal, dar uma customizada e transforma-la em uma peça diferente, bonita e na moda? Sim, isto é possível graças a uma técnica chamada Tie dye que nada mais é que um processo de tingimento de tecido feito de forma diferente que cria estampas diferentes, coloridas e únicas!

Eu gosto muito do universo da moda principalmente das idas e vindas que ela traz. Vez ou outra encontramos peças de roupas que já fizeram sucesso décadas atrás e que se tornaram tendência novamente um exemplo são as estampas tie dye que teve presença marcante nos anos 1960, voltando com tudo nos anos 90 e agora caiu no gosto de muitos famosos e também anônimos.

Por se tratar de uma peça fashion é possível encontrar facilmente em qualquer loja no entanto, existe a possibilidade de confecciona-la em casa o que saí bem mais barato e o melhor de tudo você pode estar personalizando usando suas cores favoritas, o que muitos não sabem é que existem várias maneiras diferentes de se fazer está tintura em roupas e cada uma possuí uma característica diferente, sendo as queridinhas a estampa marmorizada ou espiral. Abaixo ensinaremos a como personalizar blusas, calças, shorts e até moletons usando está técnica de tintura.

Se você deseja dar uma cara nova a alguma peça do seu guarda roupa é importante que você saiba que além, de ter bastante criatividade você precisa ser ousado e testar suas infinitas possibilidades, roupas com cores claras são mais fáceis de serem trabalhadas e possuem mais alternativas de cores que poderão ser utilizadas. Já as roupas com tecido escuro tipo o preto por exemplo tendem a ficar com algumas variações de marrom quando usado a técnica com água sanitária e elástico.

Veja Também  Vestidos para Ano Novo 2021: Confira as Últimas Tendências

Qual tinta usar para fazer Tie Dye?

  • É sua primeira confecção? Se sim, eu indicaria que você começasse pelo corante uma vez, que ele é mais barato e fácil de encontrar no entanto, ele tende a desbotar mais rápido.
  • Uma opção de fácil diluição é a tinta para tecido porém, o valor é um pouco mais salgado do que as demais.
  • A melhor tinta para este tipo de trabalho sem dúvida são os corantes reativos isso, porque eles possuem mais intensidade nas cores, melhor preço, rendimento e durabilidade você poderá lavar sua roupa sem receio que ela desbote.

Como fazer Tie dye em roupas:

Para conseguir este efeito colorido e moderno, tudo vai depender da forma que você irá amarrar a peça algumas partes são isoladas o que cria uma mistura de manchas coloridas e mescladas juntamente com a cor original da peça.

Passo 1: Prepare o Tecido

Lave com água e sabão neutro, se tiver alguma sujeira ou mancha grudada pode fazer com que a estampa fique com falha ou com um aspecto nada legal.

Passo-a-passo:

Umedeça as roupas, e escolha como amarrar ou dobrar a forma que você amarrar será essencial para o resultado final. Conheça os tipos de amarrações abaixo:

Espiral:

Esta é uma das estampas mais utilizadas além, de lindo está amarração em especial é a mais fácil de se copiar sendo, perfeita para iniciantes para faze-la basta você colocar a peça em uma superfície que possa pingar tinta como um papelão ou plástico por exemplo depois, é só segurar o centro e ir torcendo até a peça ficar como um caracol. Por fim amarre com elástico em forma de X.

Veja Também  Vestidos para Ano Novo 2021: Confira as Últimas Tendências

Tie dye listrado: 

Quem não gosta de listras não é mesmo, se usadas da forma correta elas podem ajudar a disfarçar a barriguinha como também, alongar a silhueta se é exatamente isso que você deseja prefira listras verticais. É possível conseguir este efeito fazendo dobras sanfonadas e depois, amarra-la usando elásticos com o espaço entre uma listra e outro na largura que você desejar. Veja abaixo como é fácil:

Tie dye bolinhas: 

Que tal fazer uma diferente e mais delicada, é possível fazer a estampa de poá através dessa técnica para faze-lo é bem fácil basta puxar pequenos pedaços de tecido com os dedos e passar o elástico em volta. Para sermos mais objetivos e explicativos veja a imagem abaixo, a quantidade e tamanho das bolinhas dependerá de como você ir

Tie dye abstrato:

Para atingir este efeito suave e preferido entre as blogueiras e fashionistas, você deverá literalmente amassar a camiseta ou qualquer outra peça e prender com elástico. Este estilo está fazendo tanto sucesso que já é possível encontrar vários conjuntos de calça e blusa com está estampa principalmente em tons pasteis.

Tie dye com água sanitária:

Após escolher o tipo de amarração desejada, dilua a água sanitária de qualquer marca em um pouco de água coloque em um borrifador e borrife nas partes da roupa que você deseja criar o efeito deixe agir por uns 30 minutos e prontinho é só lava-la e colocar para secar. Lembrando que esta alternativa serve apenas, em peças coloridas.

Fotos de roupas Tie Dye ideias para se inspirar:

Agora que você já aprendeu a como dar uma cara nova para suas roupas antigas chegou a hora de conferir algumas fotos que poderão servir como inspiração para suas criações através delas você terá uma breve ideia de combinações de cores, amarrações e estilos incríveis.