Antepasto de berinjela na panela: Receita

A berinjela é um vegetal rico em vitaminas, proteínas e antioxidantes, de sabor autêntico e marcante é possível usa-lo no preparo de várias receitas porém, uma bastante saudável é o antepasto de berinjela também, chamado de caponata italiana prato este tradicional da Sicília mas, bastante consumido no Brasil além, de saboroso ele ajuda a reduzir o nível de colesterol ruim existem, várias versões desta mesa receita porém, a maioria são feitas no forno e demoram várias horas de preparo mas, foi adaptado uma versão feita na panela que é muito prática de ser feita e em menos de 40 minutos estará prontinha!

Que tal aproveitar as festas de fim de ano e servir está receita leve e saborosa para toda família! Para aumentar o tempo de durabilidade é só colocar em um pote de vidro com tampa e guarda-lo na geladeira assim, você poderá ter antepasto por quase um mês. Você pode servi-lo como acompanhamento da refeição ou com macarrão, pão sírio ou com petiscos em torradinhas, fica bem diferente e saboroso!

Ingredientes:

3 Berinjelas médias picadas com casca

1 Pimentão vermelho picado ( não precisa ser grande)

1 colher de sal

1 Pimentão amarelo picado (não precisa ser grande)

Folhas de manjericão, tomilho, pimenta-do-reino a gosto

1 Colher sopa de orégano

1/3 Xícaras de chá azeitonas sem caroço picadas

3 Colheres (sopa) de vinagre branco

1 Cebola picada

3 Dentes de alho picados

1 Xícara de chá de uvas passas brancas

1/2 Xícara (chá) de azeite de oliva.

Modo de preparo:

Pique as berinjelas com casca deixe reservado dentro da água para não escurecer. Refogue o alho e a cebola no azeite assim, que dourar acrescente os pimentões e mexa até que eles fiquem macios, escorra as berinjelas e adicione ao refogado mexa em seguida adicione um pouco de água pouco a pouco até que todos os ingredientes estejam refogados.

Veja Também  Como reaproveitar sobras de panetone: Receitas incríveis

Acrescente as azeitonas, as passas, o sal, o vinagre, o orégano, azeite e qualquer outro tempero que você goste. Deixe em fogo baixo até que atinja o ponto de sua preferência. Para quem prefere um sabor agridoce é só acrescentar duas colheres de açúcar mas, não é qualquer açúcar não mas, sim o mascavo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *